Blog Instituto Mood

A conexão de corpo e mente

Uma dor no pescoço após um dia de longo trabalho ou dor de garganta depois de uma mudança no tempo – o que essas dores têm em comum?

Nós temos a tendência a relacionar o que sentimos fisicamente no corpo, com circunstâncias da vida – da rotina corrida ao clima, mas é muito mais simples entender o que acontece quando olhamos para dentro, para os pensamentos. 

Os diversos sintomas sentidos pelo corpo estão conectados com o que se passa na mente e, quanto mais percebemos essa relação, mais fácil é de lidar com ambos. Desde situações mal resolvidas que acabam atormentando os pensamentos ao longo do dia, ou até mesmo, a ansiedade em querer antecipar alguns momentos ou fases da vida, a mente é responsável pelos comandos que dá ao corpo – e não o contrário.

Claro, lesões e dores físicas por disfunções do corpo são consideradas em cada caso. No entanto, não é comum sentir frequentes incômodos na mesma região por muitos dias – ou há algo profundo físico que deverá ser avaliado por um médico e fisioterapeuta, ou a pessoa está passando por uma fase de “piloto automático”, em que acaba não tendo a devida atenção aos seus pensamentos e atos. 

Para isso, existem técnicas de mindfullness (atenção plena), enquanto executamos as atividades. Seja prestando atenção no trabalho, na leitura de um livro, andando de bicicleta ou, até mesmo, enquanto praticamos meditação na clássica imagem que passa na cabeça de todos quando o assunto é este: sentado em posição confortável com atenção na respiração. 

A verdade é que a mente está por trás de muito do que sentimos – preste atenção aos sinais que seus pensamentos dão e também aos sinais que o corpo indica e tente relacionar as duas coisas. Por exemplo: dores de garganta frequentes, há algo que deveria ser dito? Ou alguma situação mal resolvida? 

Comece a perceber seu corpo de forma única, sem separar a conexão de mente e físico. Com isso, é possível cuidar melhor da saúde mental, buscando entender os pensamentos e manter atenção nas atividades do dia a dia. Cuidado do mental, também cuidamos do físico – encontre estratégias boas para sua mente, busque uma relação mais saudável consigo mesmo e comece aos poucos. 

 

Mais de Instituto Mood

Conheça nossos diferenciais de perto e sinta como o Instituto Mood pode ajudar você a alcançar seus objetivos

Agende uma visita