Blog Instituto Mood

Avaliação Kineo

Avaliação Kineo

A avaliação funcional Kineo é realizada através de um sistema computadorizado, que proporciona a análise de pontos estratégicos de função muscular, constituindo-se num importante método auxiliar para a investigação de lesão, prevenção e avaliação da força muscular dos membros inferiores e superiores. 

É capaz de analisar sua estrutura, seus movimentos e sua força para orientar melhor suas atividades físicas e melhorar sua performance, possibilitando atividades diferenciadas de trabalho muscular, pois permite a programação de exercícios com cargas variáveis conforme a força real que a pessoa usa nos diferentes ângulos de trabalho, o que evita sobrecarga das articulações, diminui a incidência de lesões e torna o processo de reabilitação mais rápido e eficaz.

Neste contexto, analisa o equilíbrio inter e intra muscular e a necessidade do retorno adequado à funcionalidade de movimento, gestos esportivos, nos tratamentos pós-lesão ou no pós-operatório, baseados nos objetivos do cliente e de sua equipe multidisciplinar. Possíveis déficits musculares poderão ser avaliados e quantificados de forma objetiva, facilitando e orientando o trabalho de reequilíbrio muscular.

O exame é realizado em um equipamento semelhante a um equipamento de musculação, na realização do movimento articular registra- se variáveis que compõe esse movimento como o pico e a média de força, a velocidade durante execução do movimento, o tempo de ativação muscular no pico e na média de força, a angulação ou o deslocamento desse movimento, a potência e o trabalho comparado ao pico e média de força como a produção total durante a execução da repetição em análise.

Praticamente todas as articulações podem ser avaliadas, principalmente joelho, quadril, ombro e tornozelo. Pode ser realizada por qualquer indivíduo que não esteja na fase inicial de uma lesão muscular, fraturas não consolidadas, grandes limitações de movimento por dor articular, gestantes, hipertensão ou cardiopatias descompensadas, aneurismas ou epilepsias. 

Aqui no Instituto Mood realizamos essa avaliação com o auxílio de fisioterapeutas especializados, em que, avaliam o indivíduo como um todo durante o exercício, não somente o movimento realizado. O aparelho, Kineo System, pode ser usado para avaliação funcional, tratamento de lesões e também para treinamento. 

Mais de Instituto Mood

Conheça nossos diferenciais de perto e sinta como o Instituto Mood pode ajudar você a alcançar seus objetivos

Agende uma visita