Blog Instituto Mood

Cirurgia de prótese de quadril

Informe, dilua as dúvidas e desmistifique o “medo” da cirurgia de prótese de quadril.

No mundo, mais de 1 milhão de cirurgias de prótese de quadril são realizadas por ano, sendo uma intervenção cirúrgica com resultados expressivos e altamente bem sucedida. 

Estudos demonstram que em 6 a 8 meses de pós-operatório, a restauração da capacidade funcional e qualidade vida podem alcançar cerca de 80%.

Os principais objetivos desse procedimento é aliviar a dor e melhorar o nível da capacidade em realizar suas funções diárias e atividades físicas que foram comprometidas, principalmente, pelo estado avançado de artrose ou também nos casos de doenças metabólicas que acometem a articulação ou fraturas.

A somatória desses fatores vai de encontro com o que mais se busca: o bem-estar! 

E claro, para que isso venha a se realizar, uma série de fatores estão associados e conectados, os quais todos devem convergir no indivíduo. Por isso, alguns pontos são importantes: 

  1. Converse, esclareça e se informe com seu ortopedista, busque a mais alta qualidade de informação: sobre o processo de cirurgia, reabilitação e atividades de vida diária

 

  1. Ouça todas as orientações do seu ortopedista e fisioterapeuta, alinhe as expectativas com respeito a cirurgia

 

  1. Se possível, antes da cirurgia, faça uma consulta com seu fisioterapeuta para orientações de como realizar, da melhor maneira, as atividades de vida diária e exercícios imediatos do pós-operatório.

 

  1. Imprescindível no processo de reabilitação: Exercícios de fortalecimento muscular, exercícios para restabelecer o equilíbrio, atividade aeróbia e atividades prazerosas

 

  1. Embora os componentes da prótese estejam cada vez mais estáveis e resistentes, priorize atividades de baixo a moderado impacto.

 

  1. Técnica cirúrgica correta, correto processo de reabilitação e disciplina do indivíduo são essenciais para reduzir a chance de luxação da prótese: tire todas as dúvidas com seu ortopedista e fisioterapeuta.

 

  1. É normal apresentar algum desequilíbrio ao caminhar ou “mancar”, mesmo até 1 ano após a cirurgia. Relate ao seu ortopedista e fisioterapeuta para condutas específicas

 

  1. Na grande maioria existem fatores emocionais envolvidos, identifique-os e refira-os a um profissional especializado caso a necessidade.

 

  1. Depois da recuperação completa, aproveite cada momento!

Não limite, voe junto.

 

Referências utilizadas:

Hip replacement.

Ferguson RJ, et al. Lancet. 2018.

 

Recovery of physical functioning after total hip arthroplasty: Systematic Review and Meta-analysis of the literature. Vissers MM, et al. Phys Ther. 2011

 

Assistive devices, hip precautions, environmental modifications and training to prevent dislocation and improve function after hip arthroplasty.

Toby O Smith et al. Cochrane Database Syst Rev. 2016.

 

Health-related quality of life in total hip and total knee arthroplasty. A qualitative and systematic review of the literature.

Olivier Ethgen et al. J Bone Joint Surg Am. 2004 May.

 

Recreational activity after cementless total hip arthroplasty in patients older than 75 years.

Alexander Zimmerer et al. Arch Orthop Trauma Surg. 2021.

 

Sports and physical activity after cementless total hip arthroplasty with a minimum follow-up of 10 years.

Innmann MM et al. Scand J Med Sci Sports. 2016

 

Biomechanical changes and recovery of gait function after total hip arthroplasty for osteoarthritis: a systematic review and meta-analysis.

J S Bahl et al. Osteoarthritis Cartilage. 2018 Jul.

Mais de Instituto Mood

Conheça nossos diferenciais de perto e sinta como o Instituto Mood pode ajudar você a alcançar seus objetivos

Agende uma visita