Blog Instituto Mood

Colágeno

O queridinho da vez é o colágeno. Substância que, com o passar dos anos, o corpo acaba perdendo aos poucos. Mas, por que é tão importante continuarmos com sua produção? 

O colágeno é a proteína mais abundante no corpo humano, sendo essencial na formação de fibras com alta força elástica que contribui para manter a pele com maior elasticidade e resistência, também é ótimo para a saúde das unhas e cabelos e é responsável por constituir as fibras que sustentam os tecidos do corpo como ossos, músculos, tendões e articulações. 

Essa proteína fibrosa também é encontrada no intestino, dentes e vasos sanguíneos, correspondendo a 30% da proteína total. Os principais tipos de colágeno são os dos tipos I, II e III. 

Na pele, essas proteínas são formadas principalmente por colágeno tipo I e III, que ajudam a manter a pele hidratada, elástica e resistente e estão relacionados também a cabelos, unhas e ossos. 

Já para as articulações e tecidos, o colágeno tipo II é o mais indicado, auxiliando na adesão das estruturas podendo reduzir as dores e aumentar a resistência articular.

O colágeno tipo II é a principal proteína estrutural na cartilagem que é responsável pela sua resistência, tração e firmeza que age juntamente com o sistema imunológico para manter as articulações saudáveis e promover a mobilidade e flexibilidade das articulações.

Mas, se você está se perguntando se tomar colágeno é realmente eficiente, nossa nutricionista Alana Degrossoli comenta que as proteínas do colágeno são essenciais para o corpo, mas não agem sozinhas. Para que a substância tenha completa ação e funcione adequadamente, é necessário uma ação antioxidante por meio de uma alimentação anti-inflamatória rica em frutas e vegetais e também uma atividade física bem feita, incluida na rotina. 

Além disso, é necessário fazer a suplementação associado a vitamina C, fazendo com que essa estrutura de aminoácido se forme facilmente e mantenha a saúde do seu corpo – internamente e externamente com ossos, unhas e cabelos saudáveis. 

Busque auxílio profissional para te ajudar a incluir o colágeno em sua alimentação e rotina. Agende uma consulta com nossa nutricionista pelo telefone (19) 3305-3760 ou whatsapp (19) 99154-0302. 

Mais de Instituto Mood

Conheça nossos diferenciais de perto e sinta como o Instituto Mood pode ajudar você a alcançar seus objetivos

Agende uma visita