Blog Instituto Mood

Como incluir frutas e vegetais na alimentação

Como incluir frutas e vegetais na alimentação

A vida corrida e a falta de tempo são os principais motivos para não ter tempo de cozinhar. O principal fator para conseguir ter uma boa alimentação é o planejamento! Se planejar logo no início da semana pode ser uma excelente estratégia para não errar.

Existem alguns alimentos que não podem faltar no seu dia a dia. Uma alimentação rica em vegetais e frutas previne o desenvolvimento de diversas doenças relacionadas ao coração, e também a obesidade. As frutas e vegetais possuem alto teor de vitaminas que são essenciais para o seu organismo. Uma boa estratégia para incluir saúde em seu prato é incluir as diferentes cores e variedades das frutas e vegetais. 

As fibras das frutas e vegetais garantem vitalidade e saúde, além de serem fundamentais para o bom funcionamento do intestino e da saciedade.

Os vegetais alaranjados e amarelos possuem betacaroteno, precursor da vitamina A. Os vermelhos possuem licopeno, um excelente antioxidante. Já os verdes com sabores cítricos são ricos em vitamina C, essencial para sua imunidade, e os verdes mais escuros estão carregados de cálcio e magnésio.

No Brasil, encontramos uma variedade enorme de frutas durante o ano todo. São ricas em antioxidantes e minerais e estão relacionadas a maior qualidade de vida. Pode ser consumida como um lanche da manhã ou da tarde, como uma sobremesa, no café da manhã e até mesmo na ceia, antes de dormir.

Se você não gosta de comer a fruta in natura, você pode optar em fazer de diferentes formas. Por exemplo, uma maçã descascada no fogo com canela, uma panqueca de banana, sorvetes e smoothies de frutas vermelhas, manga, maracujá, uma salada com frutas cítricas, um açaí batido com frutas, um mousse de abacate, uva congelada, frutas assadas… Use a criatividade, o importante é incluí-las em sua alimentação e obter todos os nutrientes dessas frutas!

Mesmo em situações onde existe uma alimentação balanceada, podem surgir sinais e sintomas em nosso corpo que podem se tratar de doenças pela carência de vitaminas. Como nos casos de anemia, doenças de pele, problemas renais, problemas na coagulação sanguínea, alteração na visão, entre outros. 

Por isso, procure sempre um profissional para uma avaliação mais detalhada e específica do seu corpo e saúde, para promover melhor qualidade de vida e prevenir doenças! 

Texto: Alana Degrossoli

Mais de Instituto Mood

A ação da Terapia Manual

A Terapia Manual é uma abordagem de tratamento onde se utiliza as mãos com a finalidade terapêutica, para curar dores por meio de manipulações. O uso da mão humana é o mais... Ler mais

Desenvolvimento infantil e esportes

Exercícios físicos trazem benefícios para a saúde física e mental de todos, especialmente das crianças e adolescentes que começam a praticá-los desde cedo e mantém o exercício... Ler mais

Contração excêntrica

O conceito, muito usado antigamente, de força excêntrica voltou à cena atualmente, sendo muito usado em treinos de musculação, como forma de contraste de treinamento.  Estudos... Ler mais

A conexão de corpo e mente

Uma dor no pescoço após um dia de longo trabalho ou dor de garganta depois de uma mudança no tempo – o que essas dores têm em comum? Nós temos a tendência a relacionar o... Ler mais

Conheça nossos diferenciais de perto e sinta como o Instituto Mood pode ajudar você a alcançar seus objetivos

Agente uma visita