Blog Instituto Mood

Conheça como age a eletroestimulação usada na fisioterapia

Uma das modalidades muito utilizadas em sessões de fisioterapia, a eletroestimulação (ou corrente EMS), é uma técnica, muito estudada e aprimorada há tempos. A abordagem e ação dessa técnica ocorre no despertar e fortalecer as fibras musculares.

Uma confusão que ocorre bastante é a respeito da eletroestimulação com o “choquinho”, que é utilizado em muitas clínicas para alívio de dores, porém ambos são bem diferentes. A eletroestimulação, tem uma característica muito peculiar de característica física da corrente (apresenta frequência, largura de pulso e forma de onda bem específica), claro que tudo modulado para o tipo de estimulação, a região do corpo e o tipo de patologia do cliente. Tudo é ajustável e controlado pelo profissional.

Algumas vezes de sua utilização, são bem clássicas, como no despertar de músculos, pós cirurgia ou pós imobilização, por exemplo. Mas, existem outras situações bem específicas, que utilizamos aqui no Instituto Mood, que é a eletroestimulação de grupos musculares com falta de controle motor ou falta de ativação adequada das fibras musculares. 

Ocorre da seguinte forma: como temos a predileção pelo movimento precoce aqui no Instituto Mood, utilizar a corrente elétrica, combinada ao movimento, traz grandes benefícios e acelera o processo de reabilitação!

Uma outra forma que pode ser usada é pela estimulação dos músculos agonistas e antagonistas ao mesmo tempo. Por exemplo, bíceps e tríceps simultaneamente, isso vai gerar um efeito muito interessante, um grupo muscular será a resistência para o outro e vice-versa.

Sinta os efeitos da eletroestimulação e o método em que trabalhamos! Mas, antes de fazer essa  sessão, atente-se caso tenha alguma queixa ou dor, é importante passar por uma avaliação para observarmos quais as opções de tratamento mais adequadas para o seu caso. A individualização do tratamento parte de um diagnóstico preciso! 

Mais de Instituto Mood

Conheça nossos diferenciais de perto e sinta como o Instituto Mood pode ajudar você a alcançar seus objetivos

Agende uma visita