Blog Instituto Mood

Conheça o que é o RPG

O RPG, ou Reeducação Postural Global, é um método criado e desenvolvido por Phillipe Souchard, a partir de sua obra “O Campo Fechado “, publicado em 1981. 

O RPG trata diversas doenças ortopédicas e alterações posturais. Alguns exemplos são: pés planos/cavos, ou na coluna como hipercifose, hiperlordose, escoliose, até patologias articulares, reumáticas (artrite), neurológicas (hérnia de disco), e doenças respiratórias (asma/bronquite).

O método consiste em realizar ajustes na postura, buscando reorganizar e reequilibrar o corpo, com o objetivo de diminuir a sobrecarga em regiões afetadas. Trata-se, portanto, de um método de visão global do corpo, onde o desequilíbrio, na maioria das vezes, não está no local afetado ou lesionado. 

O tratamento, através de posturas estáticas, localiza as cadeias ou musculaturas encurtadas e as flexibiliza, a fim de promover um melhor equilíbrio global do corpo, e consequentemente, a diminuição de dor ou sintomas, além da melhora postural, que é essencial para evitar futuras lesões. 

A melhoria na postura além de agir evitando futuras lesões, também traz diversos benefícios e pode agir em prol da estética corporal. Ultimamente, fala-se muito na diminuição da “barriguinha” e o RPG contribui para que com a postura adequada para o corpo, a “barriguinha” seja diminuída, alinhado a outras áreas como a prática regular de exercícios físicos e a alimentação balanceada.  

O método é indicado para pacientes de todas as idades, tanto para tratamento de dores agudas ou crônicas, quanto para prevenção ou melhora da postura.

Aqui no Instituto Mood, temos um profissional especializado em RPG, com formação na modalidade original com o fundador do método. Para conhecer ou agendar uma sessão, entre em contato pelo telefone (19) 3305-3760 ou Whatsapp (19) 99154-0302.

Mais de Instituto Mood

Conheça nossos diferenciais de perto e sinta como o Instituto Mood pode ajudar você a alcançar seus objetivos

Agende uma visita