Blog Instituto Mood

Conheça o Shiatsu e seus benefícios!

Muito popular e difundido em todo o mundo, o Shiatsu é um estilo de massagem desenvolvida no Japão a partir de noções introduzidas por monges budistas vindos da China no século XI. Muito popular e difundido em todo o mundo, o Shiatsu é um estilo de massagem desenvolvida no Japão a partir de noções introduzidas por monges budistas vindos da China no século XI.

Segundo a Shiatsu Society, seu nome vem da junção das palavras “shi” = dedo + ”atsu”= pressão, ou seja, literalmente, “pressão através dos dedos”, porém apesar deste nome sua prática não se dá apenas pelos dedos, podendo-se também utilizar cotovelos, joelhos, outras partes da mão, alongamentos, e até mesmo calcanhares para estimulação dos pontos no corpo a serem trabalhados.

Segue conceitos e bases filosóficas da Medicina Tradicional Chinesa tendo como principal objetivo auxiliar no fluxo natural da energia vital (Qi ou Ki) através de canais espalhados pelo corpo, chamados de meridianos, que circulam nossos órgãos, mantendo assim nossos sistemas corpóreos funcionais, incluindo a psique e as emoções e evitando maiores desequilíbrios que se não tratados podem se manifestar em doenças.
Ao longo do tempo foi sofrendo influências dos locais aonde chegava ramificando-se assim em diferentes estilos e técnicas, não existindo então, uma única maneira de se praticar, também porque na Medicina Chinesa, cada pessoa tem uma necessidade ímpar, necessitando muitas vezes de terapêuticas próprias.

Desta maneira, Shiatsu não se trata apenas de execução de manobras mecânicas de massagem, e sim, de executá-las com foco e base em seus princípios de harmonia entre todas as partes do corpo. Entre os efeitos esperados do Shiatsu, figuram:

• Restabelecimento do nível de energia;
• Profundo relaxamento de corpo e mente;
• Sensação de bem-estar;• Melhora na postura;
• Melhora na circulação sanguínea e sistema linfático;
• Alívio e prevenção de diferentes condições como tensão muscular, ansiedade, insônia, estresse, entre outros problemas.

Mais de Instituto Mood

Conheça nossos diferenciais de perto e sinta como o Instituto Mood pode ajudar você a alcançar seus objetivos

Agende uma visita