Blog Instituto Mood

Corpus Lab no futebol

Corpus Lab no futebol

O treinamento de alto rendimento no futebol atualmente exige um alto controle de todas as atividades realizadas pelos atletas, dentro e fora do campo. Dentro de campo, clubes e preparadores físicos contam com diversas tecnologias de controle da carga de treinamentos e jogos. Já fora de campo é mais difícil monitorar a vida do atleta, como a qualidade alimentar, ingestão de bebida alcoólica, qualidade do sono, estresse, enfim, os hábitos do dia a dia.

Hoje, vários estudos científicos comprovam cada uma das variáveis e qual a influência na performance e na prevenção de lesões. Mas ainda faltava uma ferramenta que controlasse o atleta várias vezes por dia e todos os seus ciclos. A Corpus Lab do Instituto Mood, é capaz de monitorar de forma precisa e individual cada atleta. A avaliação é feita quantas vezes no dia forem necessárias, mas no mínimo pré e pós treino ou sessão de fisioterapia.

 

Corpus Lab é um dispositivo que consiste em um screening (escaneamento) corporal, detectando os principais sistemas, ósseo, muscular, tecido adiposo, arterial, venoso, nervoso e taxa hídrica. Em apenas 1 minuto, é possível correlacionar diversas variáveis e trazer um resultado completo, como de um check-up.

 

Através de uma tecnologia pentapolar, ou seja, captação de cinco pontos (pés, mãos e um oxímetro) serão coletadas, algumas variáveis e, após finalizado o teste, em poucos segundos será feita toda a análise e enviado instantaneamente ao e-mail do cliente.

Como resultado, temos a análise do momento, ou seja, fundamental para promovermos o acompanhamento diário, ou na periodicidade em que o profissional julgue necessário.

 

A Corpus Lab trará uma pontuação final de 0 a 500 pontos, sendo este resultado, uma somatória dos 5 itens principais: 

Composição corporal: 

É uma bioimpedância, na qual nos fornecerá a porcentagem de gordura, porcentagem de massa muscular, taxa de hidratação, nível de retenção hídrica, metabolismo basal, qual órgão ou víscera está acumulando gordura, bem como, o ph dos mesmos.

Microcirculação: 

Neste item é determinado o nível de circulação dos 4 membros, independentes um do outro. Nesta microcirculação, conseguimos determinar se há desequilíbrios circulatórios (por exemplo, nos casos de dores nas pernas), processos inflamatórios, acompanhar a evolução nos pós operatórios, etc.

Score da coluna vertebral: 

É feito um score (pontuação) da coluna vertebral, onde será ponderado o nível de sobrecarga mecânica vertebral ou a compressão das inervações da coluna.

Score cardíaco: 

Através da intersecção de algumas variáveis como, pressão sistólica, saturação de oxigênio, o maior e o menor batimento cardíaco, é inferido resultados de um escaneamento de repouso cardíaco. Ofertando resultados de nível de enrijecimento vascular, idade vascular, ejeção e pressão cardíaca.

Nível de stress/fadiga: 

Neste último item, é comparado o nível de stress e fadiga corporal. Conseguimos precisar a qualidade e quantidade de stress, bem como prescrever qual a melhor alternativa para combatê-lo e o nível de fadiga corporal.

No futebol, muitas variáveis descritas acima, servem com monitoramento dentro e fora de campo, por exemplo, análise da fadiga do atleta, nível da evolução de um tratamento, nível de estresse psicológico pré jogo, desgaste mental e físico pós jogo, sobrecarga cardíaca, alteração circulatória, sobrecarga na coluna vertebral, nível inflamatório, taxa de hidratação corporal, etc.

A Corpus Lab, se torna um teste extremamente rápido de se realizar, é uma ferramenta muito precisa e esclarecedora para uma melhor prescrição do que o cliente deve fazer. Além do acompanhamento, com reavaliações periódicas.

Para outros esportes, a avaliação Corpus Lab também pode ser muito bem aplicada, pois é possível visualizar e entender o funcionamento corporal específico do atleta. 

Mais de Instituto Mood

Hérnia de disco

Nos tempos atuais, as dores lombares assumem um papel muito comum na vida das pessoas, independente de idade, gênero, tipo de trabalho ou classe social.            A coluna... Ler mais

Cirurgia de prótese de quadril

Informe, dilua as dúvidas e desmistifique o “medo” da cirurgia de prótese de quadril. No mundo, mais de 1 milhão de cirurgias de prótese de quadril são realizadas por ano, sendo... Ler mais

Saúde na terceira idade

“Idoso é o jovem que deu certo.” A frase, que talvez você já tenha ouvido, mostra que a saúde na terceira idade é a derivação de como sua saúde foi cuidada ao longo da vida.... Ler mais

Conheça nossos diferenciais de perto e sinta como o Instituto Mood pode ajudar você a alcançar seus objetivos

Agente uma visita