Blog Instituto Mood

Dia mundial da água

A água é essencial para a existência e sobrevivência das diferentes formas de vida no planeta e sustenta todo o estilo de vida da humanidade, sendo usada para consumo, higiene, produção de alimentos, geração de energia e outros.

O Dia Mundial da Água foi criado com o objetivo de alertar a população sobre a importância da sua preservação!

A maior parte do nosso corpo é composta de água. Ela ajuda a hidratar, controlar a temperatura, levar nutrientes até as células e eliminar substâncias tóxicas por meio da urina.

Vários fatores podem fazer com que um indivíduo precise de mais ou menos líquidos que outro. A famosa “regra” que diz que devemos beber 2 litros de água por dia é uma orientação generalizada. A necessidade de ingestão de uma pessoa de 90Kg é diferente de uma de 50Kg. O ideal é calcular a quantidade justamente baseada na massa corporal. Em média, recomenda-se o consumo de 35ml/Kg (exemplo: seu peso 50Kg x 35ml= 1,750 litros. 90Kg x 35ml= 3,150 litros de água por dia).

A prática de atividade física influencia a perda de água pela pele. A cada hora de exercício o corpo pode perder mais de 1 litro de água, dependendo da temperatura ambiental e do seu grau de transpiração. A recomendação de ingestão é de 250ml de água, água de coco ou isotônicos a cada 15 minutos de atividade. A desidratação (perda acima de 3% do peso corporal total) pode aumentar a frequência cardíaca e levar a fadiga precoce.

Algumas frutas, legumes e verduras possuem mais de 80% de água em sua composição: melancia, melão, abacaxi, laranja, uva, tomate, abobrinha, pepino, agrião, alface e diversos outros. Aproveite!

Outros líquidos como sucos naturais, café e chás também entram nessa conta. Mas cuidado! Alguns chás são diuréticos e podem fazer com que você elimine muito líquido da urina que é, aliás, um ótimo indicativo do seu estado de hidratação. Se o xixi estiver num tom mais escuro, é sinal que você deve aumentar o consumo de água.

Por fim, o Dia Mundial da Água é uma data importante para nos conscientizarmos acerca do seu uso, seja para tarefas do dia a dia ou em seu consumo – hidratação e por meio dos alimentos. 

Devemos sempre estar atentos à nossa hidratação, mas também cuidarmos e preservarmos a água do planeta, que é necessária para mantermos a vida e a qualidade dela. Podemos preservá-la por meio de diversas atitudes, como: evitar o desperdício com banhos mais curtos, ao fechar a torneira enquanto escova os dentes ou ensaboa as mãos, evitar lavar calçadas e muitas outras atitudes que geram a consciência do uso racional da água. 

Juntos conseguimos cuidar do planeta e uns dos outros e, claro, desse bem tão importante que é a água! Seja consciente ?

Mais de Instituto Mood

Conheça nossos diferenciais de perto e sinta como o Instituto Mood pode ajudar você a alcançar seus objetivos

Agende uma visita