Blog Instituto Mood

Estresse e metabolismo – qual a relação?

Você já percebeu como as emoções impactam diretamente seu corpo físico? Isso acontece, especialmente, relacionado ao metabolismo e processos de emagrecimento. 

A fórmula básica e principal para perder peso é simples: gastar mais calorias do que ganha, ou seja, fazer mais exercícios físicos regularmente e se alimentar de forma balanceada para seu estilo de vida. 

No entanto, muitas emoções, que aparecem com rotina corrida e atarefada, impactam diretamente no bom funcionamento do corpo, como o caso do estresse e ansiedade. Além de desacelerar o metabolismo, essas emoções mais intensas, podem provocar reações que interferem na qualidade de vida. 

Além disso, o estresse também gera alterações no metabolismo e nas substâncias produzidas pelo organismo. Uma reação comum do corpo é a liberação elevada de adrenalina e cortisol, por quem vive constantemente sob estresse, e a consequência gerada nesse caso é a redução do gasto calórico, o aumento dos estoques de gordura e a saúde em geral em risco – por aumentar a possibilidade de diabetes e pressão alta. 

As emoções interferem diretamente no organismo, podendo gerar reações perceptíveis – como dores ou incômodos, ou reações de longo prazo. Por isso, é necessário encontrar alternativas saudáveis e que combinem com seu estilo de vida, por exemplo: diminuir o tempo em frente às telas, especialmente nos horários de refeições; tentar executar uma tarefa por vez; fazer pausas ao longo do dia. 

Mudanças pequenas de comportamento, com o auxílio de profissionais como terapeutas e psicólogos, são essenciais para uma vida com menos estresse, ansiedade e com metabolismo e emoções mais reguladas. 

Que tal começar hoje? 

Mais de Instituto Mood

Conheça nossos diferenciais de perto e sinta como o Instituto Mood pode ajudar você a alcançar seus objetivos

Agende uma visita