Blog Instituto Mood

Fisioterapia em Obstetrícia

A fisioterapia na Saúde da Mulher, em obstetrícia, tem como objetivo tratar as gestantes, com suas principais queixas e busca proporcionar bem-estar, quando não há contraindicações.

A gestação ocasiona modificações anatômicas, fisiológicas e biomecânicas que podem acarretar em algumas disfunções nesse período. A fisioterapia irá proporcionar melhora da qualidade de vida a essas pacientes. A partir de uma avaliação, irá constatar suas maiores necessidades e assim propor a melhor conduta terapêutica diante das diversas situações. 

A conduta dependerá de cada paciente avaliada, trabalhando de uma forma global através de suas necessidades específicas, abrangendo diversas intervenções que poderão contribuir para esse processo transformador na vida da mulher. As principais são: 1- orientações sobre posicionamento nas atividades de vida diárias e durante o sono, 2- posturas corretas, 3- exercícios que possam contribuir para a função cardiorrespiratória, prevenção, manutenção ou tratamento de dores musculares, sendo a dor lombar e pélvica as mais comuns, 4- Auxílio no cuidado com  o peso corporal, diabetes gestacional, desordens hipertensivas específicas da gestação, 5- treinamento dos músculos do assoalho pélvico, independente da via de parto escolhida pela gestante para evitar ou tratar distúrbios de lesões musculares, como incontinência urinária, incontinência fecal e prolapso(queda) dos órgãos pélvicos. 

Assim como o fortalecimento dos músculos do assoalho pélvico, o trabalho de preparo para o parto normal, por meio do alongamento desta musculatura é importante para possibilitar a expansão tecidual, auxiliando durante o período expulsivo do bebe e, assim, evitando lacerações e contribuindo para redução de números de episiotomias.

No intraparto, a fisioterapia tem o papel muito importante de, através do conhecimento da biomecânica (dinâmica do movimento corporal), possibilitar um manejo facilitador, com escolhas de posicionamento e de movimento em cada fase do trabalho de parto, favorecendo a descida do bebê na pelve e evitando complicações, além de estimular o contato pele a pele, mãe e filho e o aleitamento materno, após o nascimento.. Ainda pode contribuir positivamente de intervenções não farmacológicas para alívio  da dor, como, terapias manuais, movimentos da pelve na bola, estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS), compressas quentes, chuveiro ou banho de imersão associado a terapia manual e orientação da respiração favorável. 

Na fase do puerpério (período pós-parto), a fisioterapia atua nas alterações adquiridas durante a gestação e parto, tratando cada uma delas e proporcionando melhor retorno do seu corpo ao estado anterior. Trabalha principalmente a dificuldade no processo da amamentação, tratamento das fissuras, diástase abdominal, aderências cicatriciais adquiridas pela cesárea ou por episiotomia, incontinência urinária, dores musculares, cervical, pélvica e lombar e constipação intestinal.

Cada etapa da vida da mulher, especialmente durante a gestação, depende de um cuidado especial para manter a boa saúde e qualidade de vida. Por isso, é importante o acompanhamento de profissionais capacitados e especializados para orientação diante de diversas situações. 

Procurando fisioterapeuta para presenciar e auxiliar o período gestacional? Entre em contato com nossa equipe, agende uma avaliação e tenha a melhor qualidade de vida durante esse período delicado e único.

Mais de Instituto Mood

Conheça nossos diferenciais de perto e sinta como o Instituto Mood pode ajudar você a alcançar seus objetivos

Agende uma visita