Blog Instituto Mood

História e benefícios do Watsu

Watsu foi criado em 1980, pelo americano Harold Dull, que desenvolveu a técnica após aplicar em pessoas movimentos rítmicos de alongamentos passivos, proporcionando liberações miofasciais, mobilizações articulares e estimulação de pontos de acupuntura na piscina aquecida. 

A pessoa permanece em flutuação e as mãos do terapeuta facilita o movimento, também estimulando pontos de acupuntura para equilibrar energia dos meridianos, realizando uma tração suave para mobilizar as articulações, alongando e liberando estruturas miofasciais, os movimentos realizados são baseados no Shiatsu (técnica originada do Japão).

O contato físico entre dos corpos, paciente e terapeuta pode levar a percepção de segurança, trazendo memórias cinestésicas do útero e da primeira infância, os ouvidos ficam submersos e os sons desaparecem, enquanto os batimentos cardíacos chamam atenção, auxiliando no relaxamento profundo.

Watsu foi criado para proporcionar o bem-estar e relaxamento para qualquer pessoa, porém profissionais de reabilitação aquática começaram a aplicar em seus pacientes com alterações musculoesqueléticas, neurológicas e de estresse mental.

O Watsu proporciona benefícios na saúde física e mental, diante de diferentes situações. Conheça:

 

  • Proporciona melhora da dor, para os quadros de dores agudas e crônicas; 
  • Melhora a rigidez e, consequentemente, a amplitude do movimento, para os quadros de alteração do tônus muscular (ocorre geralmente em pacientes neurológicos);
  • Diminui a dor lombar e pélvica de gestantes, reduz o edema,  melhora a fluidez do sistema circulatório, respiratório e fatores emocionais;
  •  Melhora do quadro de depressão e ansiedade, promovendo sensação de prazer e bem-estar, através das liberações hormonais.

 

No Instituto Mood temos alguns profissionais especializados em Watsu, a fisioterapeuta Cristiane Melo é uma delas, que trabalha as técnicas de acordo com a necessidade de cada paciente, auxiliando na evolução de tratamentos e no melhor resultado.

Mais de Instituto Mood

Conheça nossos diferenciais de perto e sinta como o Instituto Mood pode ajudar você a alcançar seus objetivos

Agende uma visita