Blog Instituto Mood

História e diferenças do Gyrotonic®️ e Pilates

Gyrotonic®️ e Pilates são excelentes técnicas para trabalhar reabilitação do movimento e, também, performance corporal. Há até mesmo algumas pessoas que podem confundir as duas técnicas, por isso contamos um pouco da história de cada um deles, com a ajuda de nossa instrutora Patrícia Akio. 

O Pilates foi desenvolvido logo após a Primeira Guerra Mundial, a partir das experiências de movimento de seu criador, o alemão Joseph Hubertus Pilates. Nascido em 1880, o Sr. Pilates era um amante do movimento e abordava sua utilização na prevenção e na cura das doenças, visando a manutenção da saúde e da qualidade de vida.

O método visa a conquista de força, alongamento e controle corporal por meio de movimentos que integram corpo e mente, trabalhando princípios como concentração, precisão, fluidez, respiração e o entendimento do conceito de “powerhouse” (centro de força). 

O exercício acontece com a utilização do seu sistema de equipamentos e acessórios, originalmente criados pelo Sr. Pilates. Uma das características desses equipamentos desenvolvidos para o método são suas MOLAS, consideradas uma grande especificidade desse trabalho. Os equipamentos são MAT (equipamento sem molas) e REFORMER (equipamento com molas), ambos com sequências de exercícios pré-estabelecidas, ordenadas sendo considerados o coração do método Pilates. Existem também outros equipamentos e métodos que podem ser utilizados e mantém a tradição da técnica.

Já o método Gyrotonic®️, foi criado pelo romeno húngaro Juliu Horvath em 1970, quando após uma lesão no tendão do calcâneo, teve sua carreira como exímio bailarino profissional interrompida. Buscando a recuperação para sua lesão física e para interrupção em sua atuação profissional, Juliu aprofundou sua imensa experiência com o movimento através da prática da Yoga e meditação, criando seu próprio método exclusivo de exercícios, inicialmente chamado de Yoga para Dançarinos.

O Gyrotonic Expansion System®️ é um sistema que possui dois métodos de trabalho corporal: método Gyrokinesis®️ (Yoga para Dançarinos) e método Gyrotonic®️. O primeiro, Gyrokinesis®️ é um método com movimentos para o corpo todo, estimulando o sistema nervoso, abrindo caminhos de energia, aumentando a amplitude de movimento e criando força funcional por meio de sequências de movimento rítmicas e fluidas. É praticado em uma esteira e cadeira, sem equipamentos. 

Já o segundo, Gyrotonic®️ é um método que utiliza equipamentos especializados para orientar, auxiliar e desafiar o praticante. Assim como o outro, também age estimulando o sistema nervoso, abrindo caminhos de energia e criando força funcional devido às sequências dos movimentos, que possuem ritmo fluido. 

Ambos os exercícios, Gyrotonic®️ e Pilates são importantes para o desenvolvimento corporal que cada pessoa necessita, porém alguns se adaptam ou preferem mais um do que outro. Aqui no Instituto Mood, possuímos instrutores especializados em ambos, para ensinarem e acompanharem os movimentos de nossos pacientes. 

Obras de referência para estudos sobre os métodos e que foram a fonte de pesquisa para esse escrito

Método Pilates:

– Livros “Sua saúde” e “O retorno à vida pela Contrologia”, ambos escritos pelo Sr. Pilates, nos anos de 1934 e 1945, respectivamente, sendo o último em coautoria com William John Miller

– Livro “Método Pilates de condicionamento do corpo – um programa para toda a vida”, escrito em coautoria por Cecília Panelli e Ademir De Marco

Sistema GYROTONIC®️

– Livro “The Art of Exercising and Beyond®️”, escrito por Juliu Horvath durante a década de 1970, durante sua busca pessoal de cura e autodescoberta

– site oficial do sitema – www.gyrotonic.com

Mais de Instituto Mood

Conheça nossos diferenciais de perto e sinta como o Instituto Mood pode ajudar você a alcançar seus objetivos

Agende uma visita