Blog Instituto Mood

Musculação Terapêutica

Eficiência e segurança são dois dos aspectos que fundamentam as aplicações terapêuticas dos exercícios resistidos. O exercício se torna eficiente na medida em que induz o organismo a adaptações para tratamento de doenças e lesões, ressaltando que essas mesmas adaptações são úteis para prevenir doenças. Dentre essas adaptações pode ser citado o fortalecimento muscular, a revitalização dos tendões, o aumento da mobilidade nas articulações, o fortalecimento dos ossos, a melhora da resistência, do equilíbrio, da coordenação e a diminuição das inflamações crônicas em diversos sistemas do organismo. O fortalecimento é particularmente útil porque tem efeitos biomecânicos importantes como a estabilização das articulações mesmo com processos de desgaste, permitindo o controle de dores crônicas.

Outro beneficio do fortalecimento muscular é o alivio da sobrecarga imposta ao coração e aos pulmões pela atividade física, que podem ser excessivas quando o indivíduo apresenta músculos enfraquecidos. Assim, diversas formas de exercícios esportivos ou terapêuticos podem fortalecer os músculos, mas os exercícios com pesos podem ser seguros e eficientes. Os exercícios resistidos com pesos têm a finalidade de promoção de saúde, tratamento de doenças e a reabilitação de pessoas em todas as idades. Esse modo de trabalho é realizado há mais de duas décadas no Instituto Biodelta coordenado pelo médico fisiatra Dr. José Maria Santarém. Os profissionais habilitados pelo Instituto Biodelta que trabalham no Instituto Mood estão capacitados para a adequação dos programas de musculação em função de doenças, lesões ou debilidades. Os princípios que norteiam o trabalho são:

 

  • As condutas técnicas são fundamentadas em evidências científicas e em consensos de sociedades internacionais;
  • As condutas técnicas são fundamentadas em evidências científicas e em consensos de sociedades internacionais;
  • Os exercícios são selecionados para os objetivos individuais considerando eventuais doenças e lesões;
  • A percepção do trabalho muscular em cada exercício é ensinada para orientar eventuais adaptações de execução;
  • As técnicas de movimentos e de respiração nos exercícios são constantemente avaliadas pelos professores;
  • Sensações de desconforto durante ou após os exercícios, determinam adaptações nas técnicas de treinamento;
  • A possibilidade de evoluir cargas, de acrescentar séries ou incluir novos exercícios são aspectos em avaliação constante.

Mais de Instituto Mood

Conheça nossos diferenciais de perto e sinta como o Instituto Mood pode ajudar você a alcançar seus objetivos

Agende uma visita