Blog Instituto Mood

O que é preciso saber antes de começar a fisioterapia

O que é preciso saber antes de começar a fisioterapia

Para quem está começando ou sabe que deve começar em breve as sessões de fisioterapia, pode acabar meio perdido sobre a próxima fase. 

É importante ter alguns fatos em mente, para que o processo seja ainda mais prazeroso e a evolução possa ser percebida. Por isso, selecionamos 5 coisas que você precisa saber antes de começar a fisioterapia: 

 

1- Pode levar um tempo, mas vai transformar sua vida 

Independente do motivo inicial para realizar a fisioterapia, é fato que irá levar o tempo necessário para seu corpo absorver todos os exercícios realizados e o progresso ser percebido. No início, é comum ter a sensação de que o corpo não será mais como antes ou aparecerem dúvidas durante as sessões, mas espere e confie é notável que a transformação acontece!

Por isso, realize os exercícios conforme seu fisioterapeuta te instruiu e, também, converse sobre as dúvidas e sentimentos que podem aparecer nessa jornada. 

 

2- Pode ser desconfortável no início, mas o resultado virá 

Os primeiros exercícios podem ser um pouco desconfortáveis ou estranhos para quem está iniciando a fisioterapia pela primeira vez. Mas, não desanime e não se cobre para atingir determinado desenvolvimento, o resultado virá e o tempo é essencial para cuidar melhor do seu corpo e aproveitar as sessões!

 

3- A coparticipação é fundamental 

Seu fisioterapeuta é a melhor pessoa para te guiar no objetivo almejado com a fisioterapia, mas ele precisa da sua ajuda. Por isso, faça os exercícios que ele indicar em casa. Não espere até a próxima sessão para somente aí poder trabalhar o corpo. 

Mas, lembre-se de realizar os exercícios conforme explicado durante a sessão e, se sentir dores ou incômodos, converse com seu fisioterapeuta.

 

4- Refletir sobre seu estilo de vida é essencial 

Sim, especialmente durante o tempo em que está sendo acompanhado. Repense seu estilo de vida e hábitos – foram eles que causaram sua lesão? Ou eles foram a causa para necessitar de fisioterapia? 

Independente da pergunta principal, é importante olhar com calma para todos os hábitos de sua vida – exercícios físicos, alimentação, trabalho, até os mais inconscientes como a postura ao sentar para assistir um filme, por exemplo. Veja o que você faz que é benéfico para seu corpo e o que deve ser mudado. Aproveite para relatar ao profissional que o acompanha, pedir dicas e recomendações e comece a mudança! 

 

5- Ao receber alta: a vida volta ao normal, junto com novos hábitos

Sim, você poderá voltar a vida normal, junto com alguns novos hábitos aprendidos e refletidos no período da fisioterapia. A próxima etapa é cuidar da saúde física, manter boa postura e cuidar do fortalecimento e mobilidade corporal. 

Lembre-se: cuidar da sua saúde é obter melhor qualidade de vida agora e no futuro. Por isso, não tenha medo de iniciar a fisioterapia e divida todas as questões que surgirem com os profissionais que te acompanharem e com sua família!

Mais de Instituto Mood

Colágeno

O queridinho da vez é o colágeno. Substância que, com o passar dos anos, o corpo acaba perdendo aos poucos. Mas, por que é tão importante continuarmos com sua produção?  O... Ler mais

Frio e dores: qual a relação?

Com a chegada do inverno, é comum ouvirmos algumas frases relacionadas à dor, como por exemplo  “acho que vai chover, minhas costas doem” ou sobre as dores piorarem com a... Ler mais

Conheça nossos diferenciais de perto e sinta como o Instituto Mood pode ajudar você a alcançar seus objetivos

Agente uma visita