Blog Instituto Mood

O que é ser mulher?

O que é ser mulher?

Especial Dia Internacional da Mulher 

São tantas as tentativas de definições que existem por aí, mas, uma coisa é certa: passar por muitas mudanças fisiológicas no decorrer da sua vida! 

Essas mudanças, ou ciclos, caracterizam as diversas fases da vida de uma mulher, como: a puberdade, o desenvolvimento sexual, a gestação e puerpério (quando ocorrem), o climatério (período de transição do período reprodutivo para não reprodutivo), a menopausa(onde ocorre a última menstruação) e o envelhecimento. 

Cada fase precisa de cuidados específicos, porque cada ciclo vivenciado engloba mudanças, adaptações e alterações hormonais, psicológicas, físicas e sociais que necessitam de homeostasia (ou melhor, equilíbrio) para que não interfiram na qualidade de vida da mulher! 

Para que esse equilíbrio aconteça da melhor forma, é importante ter autoconhecimento e, claro, cuidado e atenção especiais com a saúde! 

Mas, a questão principal de muitas mulheres é: como passar por essas fases da melhor maneira e poder ter essa consciência? E a resposta é clara: quando conhecemos sobre aquilo que buscamos, no caso, o corpo, transformações, e os períodos que ocorrem cada mudança, conseguimos entender e intervir melhor sobre o que não é normal, além de poder  identificar sinais de alerta para determinada situação. 

Quando falamos em saúde, é muito importante frisar a importância das consultas de rotina, dos exames periódicos, como hemograma, papanicolau, ultrassonografia, mamografia entre outros, que são solicitados pelo médico, de acordo com a necessidade de cada uma. Assim a atuação ocorre de forma preventiva e com olhar para a qualidade de vida! 

Alguns pontos principais sobre como podemos viver com melhor qualidade de vida em todos os ciclos de vida da mulher: 

   ✅ Manter-se hidratada ao longo do dia;

   ✅ Alimentação balanceada, incluindo diversos nutrientes e vitaminas que são necessários para o corpo; 

   ✅ Evitar cigarros;

   ✅ Evitar o consumo exagerado de bebidas alcoólicas; 

   ✅ Praticar exercícios físicos regularmente. 

A Organização Mundial da Saúde(OMS) recomenda de 150 a 300 minutos semanais de atividade moderada ou 75 a 150 minutos semanais de atividade intensa, quando não há contra indicação. 

Por fim, lembre-se: hábitos saudáveis ajudam a prevenir muitas disfunções decorrentes das fases da vida da mulher! Conheça seu corpo e mantenha atitudes que colaboram com seu bom funcionamento e bem-estar!

 Aqui no Instituto Mood, uma especialidade que atuamos é na saúde da mulher, com nossa fisioterapeuta Cristiane Melo (@fisiocris_melo), que é especialista em Saúde da Mulher pelo CAISM/Unicamp. Para conhecer mais informações ou agendar uma consulta, entre em contato com nossa equipe pelo telefone (19) 3305-3760 ou Whatsapp (19) 99154-0302.

Mais de Instituto Mood

Hérnia de disco

Nos tempos atuais, as dores lombares assumem um papel muito comum na vida das pessoas, independente de idade, gênero, tipo de trabalho ou classe social.            A coluna... Ler mais

Cirurgia de prótese de quadril

Informe, dilua as dúvidas e desmistifique o “medo” da cirurgia de prótese de quadril. No mundo, mais de 1 milhão de cirurgias de prótese de quadril são realizadas por ano, sendo... Ler mais

Saúde na terceira idade

“Idoso é o jovem que deu certo.” A frase, que talvez você já tenha ouvido, mostra que a saúde na terceira idade é a derivação de como sua saúde foi cuidada ao longo da vida.... Ler mais

Conheça nossos diferenciais de perto e sinta como o Instituto Mood pode ajudar você a alcançar seus objetivos

Agente uma visita