Blog Instituto Mood

O que é ser mulher?

Especial Dia Internacional da Mulher 

São tantas as tentativas de definições que existem por aí, mas, uma coisa é certa: passar por muitas mudanças fisiológicas no decorrer da sua vida! 

Essas mudanças, ou ciclos, caracterizam as diversas fases da vida de uma mulher, como: a puberdade, o desenvolvimento sexual, a gestação e puerpério (quando ocorrem), o climatério (período de transição do período reprodutivo para não reprodutivo), a menopausa(onde ocorre a última menstruação) e o envelhecimento. 

Cada fase precisa de cuidados específicos, porque cada ciclo vivenciado engloba mudanças, adaptações e alterações hormonais, psicológicas, físicas e sociais que necessitam de homeostasia (ou melhor, equilíbrio) para que não interfiram na qualidade de vida da mulher! 

Para que esse equilíbrio aconteça da melhor forma, é importante ter autoconhecimento e, claro, cuidado e atenção especiais com a saúde! 

Mas, a questão principal de muitas mulheres é: como passar por essas fases da melhor maneira e poder ter essa consciência? E a resposta é clara: quando conhecemos sobre aquilo que buscamos, no caso, o corpo, transformações, e os períodos que ocorrem cada mudança, conseguimos entender e intervir melhor sobre o que não é normal, além de poder  identificar sinais de alerta para determinada situação. 

Quando falamos em saúde, é muito importante frisar a importância das consultas de rotina, dos exames periódicos, como hemograma, papanicolau, ultrassonografia, mamografia entre outros, que são solicitados pelo médico, de acordo com a necessidade de cada uma. Assim a atuação ocorre de forma preventiva e com olhar para a qualidade de vida! 

Alguns pontos principais sobre como podemos viver com melhor qualidade de vida em todos os ciclos de vida da mulher: 

   ✅ Manter-se hidratada ao longo do dia;

   ✅ Alimentação balanceada, incluindo diversos nutrientes e vitaminas que são necessários para o corpo; 

   ✅ Evitar cigarros;

   ✅ Evitar o consumo exagerado de bebidas alcoólicas; 

   ✅ Praticar exercícios físicos regularmente. 

A Organização Mundial da Saúde(OMS) recomenda de 150 a 300 minutos semanais de atividade moderada ou 75 a 150 minutos semanais de atividade intensa, quando não há contra indicação. 

Por fim, lembre-se: hábitos saudáveis ajudam a prevenir muitas disfunções decorrentes das fases da vida da mulher! Conheça seu corpo e mantenha atitudes que colaboram com seu bom funcionamento e bem-estar!

 Aqui no Instituto Mood, uma especialidade que atuamos é na saúde da mulher, com nossa fisioterapeuta Cristiane Melo (@fisiocris_melo), que é especialista em Saúde da Mulher pelo CAISM/Unicamp. Para conhecer mais informações ou agendar uma consulta, entre em contato com nossa equipe pelo telefone (19) 3305-3760 ou Whatsapp (19) 99154-0302.

Mais de Instituto Mood

Conheça nossos diferenciais de perto e sinta como o Instituto Mood pode ajudar você a alcançar seus objetivos

Agende uma visita