Blog Instituto Mood

Outubro Rosa

Outubro Rosa

Outubro Rosa é um movimento internacional que foi criado nos Estados Unidos (EUA), na década de 90, onde vários estados tinham ações isoladas para prevenção do câncer de mama. 

 

Um período depois, em Nova York ocorreu a primeira corrida pela cura, e foi distribuído um laço rosa que hoje faz parte da campanha que é promovida anualmente a partir desse marco. 

 

No Brasil o início do Outubro Rosa começou em 2002, quando o Obelisco do Ibirapuera foi iluminado com luzes rosa para simbolizar a causa e, desde então, vem evoluindo para essa ação tão importante de conscientização! 

 

O objetivo da campanha é compartilhar informação e conscientizar a população sobre a prevenção da doença, e ainda, direcionar e proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, e com isso contribuir para a redução da mortalidade ocasionada pelo câncer de mama.

 

O evento durante o mês de outubro é uma forma de enfatizar os cuidados preventivos, além disso é importante deixar claro que o cuidado precisa ser diário, ou seja, as mulheres precisam ter essa consciência diariamente com hábitos de vida saudáveis. 

 

Cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados, pela prática de atividade física constante, manutenção do peso, alimentação balanceada, evitando o consumo de bebida alcoólica exagerada, tabagismo, sedentarismo e ainda como destaque de um fator protetor da doença é a amamentação. Também é importante lembrar de realizar suas consultas e exames periódicos solicitados pelo seu médico, todas essas ações são ações de forma ativas que pode diminuir o índice da doença.

 

A fisioterapia na Saúde da Mulher atua em todas as fases, desde a forma preventiva, com orientações, avaliação de condições preexistentes e intervenções das alterações encontradas que poderão influenciar na recuperação física dessa paciente. Também na fase do pós-operatório ou pós intervenção médica, o objetivo da fisioterapia especializada é proporcionar conforto e funcionalidade, frente todas as disfunções ocasionadas pelo processo do tratamento oncológico, já na fase paliativa o maior e principal objetivo é proporcionar melhor qualidade de vida dentro das técnicas e recursos terapêuticos que temos ao nosso conhecimento profissional. 

 

Lembre que informação gera conhecimento, que leva a ações importantes de cuidados próprios e de disseminação para seu próximo!

 

Se informe, coloque seus conhecimentos em ações voltadas para sua saúde e se cuide todos os dias!   

Mais de Instituto Mood

Conheça nossos diferenciais de perto e sinta como o Instituto Mood pode ajudar você a alcançar seus objetivos

Agende uma visita