Blog Instituto Mood

Por que treinar os músculos do assoalho pélvico ?

Quando pensamos em treinar para fortalecer músculos do nosso corpo, vem logo na mente, trabalhar perna, bumbum, braços e abdômen. Pois é, e a musculatura do assoalho pélvico, como fica nesse contexto? Muitas pessoas nem sabem da existência desses músculos e tão pouco para que servem e como é importante exercitá-los. 

Esses músculos, presentes no assoalho pélvico, funcionam como uma rede de sustentação, e quando não estão funcionando bem, interferem diretamente na função urinária, fecal, sexual e na questão anatômica da região. 

Quando essa região se encontra fraca ou disfuncional, poderá levar a complicações muito desagradáveis como: prolapso dos órgãos pélvicos (quando o órgão se desloca do seu devido local), alterações urinárias, a maior parte ocorrendo por fraqueza da musculatura, impedindo que a contração seja efetiva no momento solicitado, como em situações do cotidiano de tosse, espirro ou quando levantar um peso por exemplo e, com isso, ocasionando a perda urinária, além disso, podem ocorrer alterações sexuais como a dispareunia (dor na relação sexual), atrofia vaginal, diminuição da lubrificação, muitas vezes por uma alteração no tônus muscular dessa região e alterações hormonais. 

A fisioterapia na Saúde da Mulher, voltada para região pélvica, atua com exercícios pélvicos, terapia manual, equipamentos de eletroterapia, laser, dispositivos como massageador perineal, dilatadores, biofeedback, entre outros recursos para fortalecer essa musculatura e, com isso, aumentar a nutrição local, contribuindo para maior circulação local, melhorando a lubrificação, normalizando o tônus muscular e deixando-a funcional! 

Aqui no Instituto Mood vamos te auxiliar a fortalecer as áreas corporais necessárias para garantir melhor qualidade de vida. Agende uma avaliação física e comece a trabalhar seu corpo! 

 

Mais de Instituto Mood

Conheça nossos diferenciais de perto e sinta como o Instituto Mood pode ajudar você a alcançar seus objetivos

Agende uma visita