Blog Instituto Mood

Psoas : O músculo da alma

psoas

Por que esse músculo merece um título tão importante? Podemos dizer que ele é o músculo mais profundo e estabilizador do corpo humano, com grande importância na nossa saúde, vitalidade e bem-estar-emocional. O Psoas maior se inseri nos discos intervertebrais, iniciando e se estendendo até a quinta vértebra lombar. Além dos discos, o Psoas se adere aos corpos vertebrais e os processos transversos destas vértebras. Superiormente o ligamento arqueado medial do diafragma se conecta ao psoas. Então cada vez que você respira o psoas e o diafragma trabalham juntos para fornecer estabilidade espinhal anterior.
O psoas é formado ao redor de importantes nervos lombares. Esses nervos suprem importantes músculos e nervos cutâneos que cobrem uma imensa área na parte anterior do abdômen, virilha e coxa, continuamente seu trilho anatômico até a faixa dos nossos pés.
Se mantivermos o psoas constantemente em tensão podemos apresentar uma postura e funções dos órgãos que se localizam na região abdominal, resultando em dores nas costas, dor ciática, problemas de disco, degeneração do quadril, períodos de menstruação dolorosa ou problemas digestivos. Estudos recentes também consideram o psoas um órgão de percepção composto de tecido bio-inteligente que incorpora literalmente nosso desejo mais profundo do sobreviver e florescer, ou seja ele é o mensageiro primário do sistema nervoso central, por isso também é considerado um porta – voz das emoções. Na verdade o psoas esta tão intimamente envolvido nas reações físicas e emocionais básicos que quando cronicamente estressado, envia sinais de alerta ao corpo podendo afetar o esgotamento das glândulas supra- renais e do sistema imunológico. Quando cultivamos a saúde dos nossos psoas reacendemos nossa energia vital que se conecta novamente com o nosso potencial criativo.
Então o musculo psoas é ou não o “musculo da alma”? Quanto mais flexível e forte é o psoas, maior será o nosso fluxo de energia vital através dos ossos, músculos e articulações.

por Ana Anoardo

Mais de Instituto Mood

Conheça nossos diferenciais de perto e sinta como o Instituto Mood pode ajudar você a alcançar seus objetivos

Agende uma visita