Blog Instituto Mood

Reabilitação do joelho

Reabilitação do joelho

A reabilitação e fisioterapia no joelho podem tratar diversas possíveis lesões e doenças que podem ocorrer em uma articulação tão importante do nosso corpo. Estas lesões podem estar presentes entre os mais diversos públicos: jovens, idosos e até mesmo, crianças, sendo atletas ou sedentários. Por isso, o tratamento das disfunções e doenças do joelho envolve uma atenção multidisciplinar para o seu diagnóstico, intervenção terapêutica médica, tratamento e diagnóstico fisioterapêutico e condicionamento físico. 

Por se tratar de uma região bem complexa, algumas lesões acontecem por falta de harmonia nas articulações adjacentes, localizadas no tornozelo e quadril. Portanto, a causa dessa lesão pode estar fora da articulação do joelho sendo assim muito importante observar e avaliar corretamente o paciente por inteiro e não se prender somente no joelho e, assim, obter um diagnóstico mais completo e tratamento com resultados precisos. 

Os quadros crônicos desta articulação são originados de tecidos com pouca capacidade de regeneração (tendão e cartilagem articular) ou quando providos de procedimentos cirúrgicos ou traumáticos. Diante de quadros dolorosos prolongados, torna-se fundamental a atenção de toda equipe interdisciplinar, pois assistências individuais trazem um resultado muito pobre.

É necessário o uso de medicações para modulação da dor, intervenções pela equipe médica especializada em dor, uma reabilitação eficiente e atividades supervisionadas para realização doméstica.

Outro fator importante para o diagnóstico e tratamento, é observar o equilíbrio muscular nos membros inferiores. Diversas lesões ocorrem por sobrecarga na articulação do joelho, proveniente do desequilíbrio muscular, o que leva, muitas vezes, a patologias intra-articulares no joelho e na patela, que precisam de mais atenção no tratamento, por serem ainda mais delicadas. 

Também é importante enfatizar sobre manter hábitos saudáveis de alimentação e exercícios e estar em atenção ao peso corporal, para evitar a sobrecarga dos joelhos e também das outras articulações do corpo. 

A fisioterapia no joelho e o tratamento dessa região é planejado como um todo, utilizando as melhores técnicas e exercícios no momento correto e com os profissionais mais capacitados para cada intervenção. Possuímos profissionais capacitados e especialistas em joelho, pois é grande a quantidade de pessoas que possui alguma disfunção nessa região. 

 

Mais de Instituto Mood

Conheça nossos diferenciais de perto e sinta como o Instituto Mood pode ajudar você a alcançar seus objetivos

Agende uma visita