Blog Instituto Mood

Reabilitação do joelho

Reabilitação do joelho

A reabilitação e fisioterapia no joelho podem tratar diversas possíveis lesões e doenças que podem ocorrer em uma articulação tão importante do nosso corpo. Estas lesões podem estar presentes entre os mais diversos públicos: jovens, idosos e até mesmo, crianças, sendo atletas ou sedentários. Por isso, o tratamento das disfunções e doenças do joelho envolve uma atenção multidisciplinar para o seu diagnóstico, intervenção terapêutica médica, tratamento e diagnóstico fisioterapêutico e condicionamento físico. 

Por se tratar de uma região bem complexa, algumas lesões acontecem por falta de harmonia nas articulações adjacentes, localizadas no tornozelo e quadril. Portanto, a causa dessa lesão pode estar fora da articulação do joelho sendo assim muito importante observar e avaliar corretamente o paciente por inteiro e não se prender somente no joelho e, assim, obter um diagnóstico mais completo e tratamento com resultados precisos. 

Os quadros crônicos desta articulação são originados de tecidos com pouca capacidade de regeneração (tendão e cartilagem articular) ou quando providos de procedimentos cirúrgicos ou traumáticos. Diante de quadros dolorosos prolongados, torna-se fundamental a atenção de toda equipe interdisciplinar, pois assistências individuais trazem um resultado muito pobre.

É necessário o uso de medicações para modulação da dor, intervenções pela equipe médica especializada em dor, uma reabilitação eficiente e atividades supervisionadas para realização doméstica.

Outro fator importante para o diagnóstico e tratamento, é observar o equilíbrio muscular nos membros inferiores. Diversas lesões ocorrem por sobrecarga na articulação do joelho, proveniente do desequilíbrio muscular, o que leva, muitas vezes, a patologias intra-articulares no joelho e na patela, que precisam de mais atenção no tratamento, por serem ainda mais delicadas. 

Também é importante enfatizar sobre manter hábitos saudáveis de alimentação e exercícios e estar em atenção ao peso corporal, para evitar a sobrecarga dos joelhos e também das outras articulações do corpo. 

A fisioterapia no joelho e o tratamento dessa região é planejado como um todo, utilizando as melhores técnicas e exercícios no momento correto e com os profissionais mais capacitados para cada intervenção. Possuímos profissionais capacitados e especialistas em joelho, pois é grande a quantidade de pessoas que possui alguma disfunção nessa região. 

 

Mais de Instituto Mood

Hérnia de disco

Nos tempos atuais, as dores lombares assumem um papel muito comum na vida das pessoas, independente de idade, gênero, tipo de trabalho ou classe social.            A coluna... Ler mais

Cirurgia de prótese de quadril

Informe, dilua as dúvidas e desmistifique o “medo” da cirurgia de prótese de quadril. No mundo, mais de 1 milhão de cirurgias de prótese de quadril são realizadas por ano, sendo... Ler mais

Saúde na terceira idade

“Idoso é o jovem que deu certo.” A frase, que talvez você já tenha ouvido, mostra que a saúde na terceira idade é a derivação de como sua saúde foi cuidada ao longo da vida.... Ler mais

Conheça nossos diferenciais de perto e sinta como o Instituto Mood pode ajudar você a alcançar seus objetivos

Agente uma visita