Blog Instituto Mood

Saúde da mulher após os 60 anos

A saúde é um bem muito valioso, e que necessita muito investimento e cuidado para que seja realmente otimizada. Desde o nosso nascimento, todas as nossas atitudes contam somando ou subtraindo pontos para uma longa jornada da vida. 

Em especial, falando da saúde feminina após os 60 anos, acontecem várias alterações hormonais, sociais e físicas que exigem cuidados redobrados!

Em linhas gerais, podemos citar o fenômeno da menopausa, acarretando alterações hormonais gigantescas; a perda da massa muscular, chamada de “sarcopenia”, que decorre da dinapenia, nome dado à perda de força e potência muscular relacionada ao envelhecimento; também ocorrem alterações na microbiota intestinal, gerando constipação e quedas drásticas da imunidade; e as modificações sociais tanto impostas pela sociedade, como redução das atividades laborais como exigências físicas do dia a dia.

Em relação às alterações hormonais, existem várias linhas de abordagem, algumas estimulando a reposição dos hormônios e outras não. Independente da opção, ajustes alimentares e nos hábitos diários, promovem comprovadamente melhorias bastante substanciais, por vezes eliminando a necessidade da reposição hormonal, se assim for previamente determinado! Por isso, é importante o acompanhamento de profissionais especializados que irão auxiliar e indicar os melhores alimentos e suplementações, caso seja necessário. 

A massa muscular é algo que deve ser cultivado desde idades bastante precoces, entretanto, em qualquer idade, a prática de exercícios físicos de força no mínimo três vezes por semana e mais alguns dias de atividades aeróbicas, pode reverter o processo crônico de perda da massa muscular e, inclusive, proporcionar ganhos em qualquer idade!

Sem dúvidas, a osteoporose, que é uma das grandes consequências decorrentes dessa faixa etária (acima dos 60 anos na maioria dos casos), também pode ser revertida ou minimizada com esse tipo de estratégia física. 

O aumento da massa muscular, não somente afeta positivamente no combate à sarcopenia, como permite mantermos nossas atividades diárias.  A partir do momento que a pessoa tem mais músculos e mais atividade muscular permitida, mantém o metabolismo mais elevado e bem-estar social. 

A microbiota intestinal sofre muito com as alterações hormonais, tornando a absorção dos nutrientes mais limitada. Acrescentar fibras na alimentação, aumentar o consumo de água, reduzir  a ingestão de açúcares simples permite uma atividade mais pró ativa dessa microbiota mais equilibrada, tornando os alimentos mais efetivos na nutrição efetiva do corpo.

O convívio social, as atividades laborais e a manutenção de uma vida sexualmente ativa, são pilares fundamentais para evitarmos o surgimento de patologias como depressão, síndrome do pânico e muitas outras alterações sócio psicológicas que afligem constantemente as mulheres nesse período da vida. 

Na verdade tudo conta, a vida é composta de muitas atividades e hábitos, que devem ser adaptados constantemente para manter sempre compatíveis com nossas necessidades atuais e com o ambiente em que convivemos. 

Mais de Instituto Mood

Conheça nossos diferenciais de perto e sinta como o Instituto Mood pode ajudar você a alcançar seus objetivos

Agende uma visita