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Saúde física e saúde mental

Saúde física e saúde mental

A saúde mental é, por definição, o estado de bem-estar em que as pessoas conseguem compreender suas habilidades, atitudes, resolver problemas cotidianos com autonomia, trabalhar e contribuir para sua própria vida em sua comunidade. 

Apesar de existirem diversas análises buscando correlacionar a saúde mental à saúde física, no caso das relações de causa e efeito, o que nos parece mais adequado é associar as duas como parte de um ciclo, onde ambas têm responsabilidade causal mas, também, respondem pelas consequências do problema, no caso de lesões, por exemplo.

De uma forma geral, exercícios físicos, atividades em grupo, permanência no trabalho, tarefas mentais, meditação e fisioterapia geriátrica, são exemplos do que parecem demonstrar ótimos benefícios crônicos para pacientes que têm sido acompanhados por profissionais da saúde.

Para a saúde mental, ativar a musculatura corporal em intensidades adequadas, e com certa periodicidade, parece ser tão importante quanto desenvolver desafios cognitivos como jogos de memória, leituras e interpretações. É notável que ambas as “saúdes” estão correlacionadas e obtêm resultados de acordo com as atividades realizadas. 

Especificamente em relação aos exercícios físicos é muito importante que sejam desenvolvidas tarefas que contemplem um aumento progressivo da complexidade dos exercícios, a funcionalização dos mesmos e as tarefas físicas de sociabilização ou trabalhos em grupo. Esses modelos de exercícios ativam emoções positivas, impactando diretamente na saúde mental dos indivíduos envolvidos. 

A meditação, também pode ser bem utilizada como exercício que traz benefício direto à saúde mental, pois contribui no relaxamento corporal e melhor consciência corporal e mental. Tornando os processos de tomada de decisão mais assertivos e melhorando a inteligência emocional.

Importante ressaltarmos que: não existe uma fórmula única para se tratar ou buscar a saúde mental. No entanto, são diversos fatores que contribuem para sua manutenção, retardando ou acelerando esse processo, mas sobretudo, é importante compreender que seu declínio é algo natural e fisiológico.

A dica é esteja atento ao seu sono, mantenha-se em atividade seja ela física, mental ou laboral, alimente-se bem, e esteja ao lado de pessoas que lhe permitam exercer sua autonomia de vida ao máximo, fazendo que sua saúde mental seja necessária e utilizada. Pois a saúde está aí para ser utilizada!

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