Blog Instituto Mood

Saúde mental e saúde física: igualmente importantes

A boa saúde é medida de diversas formas: físico, mental, emocional e social. Essas áreas estão conectadas e possuem importâncias iguais e influencia no bom funcionamento e manutenção da saúde. 

A saúde física é a mais fácil de se ter atenção, já que é a primeira que temos contato diário, seja após consultas médicas, ou ao praticar exercícios físicos, durante as refeições ou ao olhar no espelho e reparar em detalhes físicos que chamam a atenção. Já a saúde mental, ela é pouco lembrada como parte da rotina, na grande maioria das vezes acessada apenas quando há um estado de sofrimento ou estresse muito intenso.

No entanto, a saúde mental nunca  foi tão falada quanto no último ano, já que muitos fatores que influenciam a mente estiveram mais presentes no dia a dia das pessoas. Independente se os fatores são internos, como cansaço, estresse ou ansiedade, ou externos, como notícias, por exemplo, a mente necessita de cuidados para se manter em equilíbrio. 

E como cuidar da mente? Cercando- se de profissionais dedicados ao tema, sejam médicos, psicólogos e terapeutas a pessoas que ensinam práticas alternativas, como a meditação por exemplo.

Com a ajuda desses profissionais, será possível conhecer e entender padrões de pensamentos e comportamentos, bem como criar e manter hábitos que contribuem com a plena saúde mental e, assim, o equilíbrio e boa saúde no geral. O incentivo a falar sobre sentimentos e atitudes do dia a dia tem sido cada vez mais presente em notícias de portais e redes sociais, para gerar a consciência sobre a atenção na saúde mental. 

Ainda que existam assuntos difíceis de serem conversados ou que são considerados “tabus”, a saúde mental precisa ser cuidada por todos, não apenas por aqueles que são identificados com transtornos. Inserir hábitos diários, podem inclusive evitar situações mais agravantes. Por isso, não hesite em procurar e começar com a rotina de cuidados mentais, do mesmo jeito que possui a rotina de cuidados físicos. 

Mais de Instituto Mood

Conheça nossos diferenciais de perto e sinta como o Instituto Mood pode ajudar você a alcançar seus objetivos

Agende uma visita