A fisioterapia é uma ciência que estuda o funcionamento do corpo humano em todas as suas esferas orgânicas: respiração, coração, circulação, cérebro e sistema nervoso periférico, órgãos e vísceras, músculos, articulações, fáscias e a pele.

Através do conhecimento de todos estes sistemas, é possível intervir em cada um destes tecidos, com técnicas estudadas e validadas cientificamente. A fisioterapia possui especialidades e subespecialidades, que visa o conhecimento mais aprofundado em cada área.

Um detalhe muito interessante, é a complexidade do corpo humano, ou seja, cada um dos sistemas citados acima tem inter-relações com os outros. O que significa que, cada lesão ou patologia, vai atingir sempre mais de um sistema ao mesmo tempo, sendo assim o tratamento deixou de ser simples e apenas no local da queixa, ele necessita entender mais a fundo todos os acometimentos no corpo humano.

Uma simples intervenção ou uma simples técnica, por exemplo, um alongamento, trará repercussões em alguns sistemas, como: muscular, ósseo, nervoso, circulatório, linfático, fascial, arterial, etc. Este é um exemplo bem simples, de uma técnica realizada com muita frequência e que a maioria acredita que a repercussão é apenas no músculo que está sendo alongado.

Portanto a fisioterapia é uma técnica muito profunda, que requer, muito conhecimento, seus profissionais necessitam estudo e aperfeiçoamento constante, para que possamos entender todo o processo da lesão, patologia ou cirurgia, para, em seguida, prescrever o tratamento assertivo, em cima de um raciocínio clínico de todos estes sistemas.

Aqui, no Instituto Mood, estamos sempre atentos a todas estas atualizações. Acreditamos no ensino continuado e em treinamentos para aperfeiçoamento e conhecimento de novas áreas, com grandes referências da área. Uma crença muito presente em todos os tratamentos é o pensamento da globalidade e destas inter-relações, portanto sempre há o raciocínio clínico por trás de cada movimento que é realizado em nossas terapias!

 “Para um corpo humano complexo, temos que ter um tratamento pensando em complexidade.” segundo Matheus Guedes, nosso fisioterapeuta no Instituto Mood. 

Mais de Instituto Mood

Benefícios de praticar esportes

Seria clichê falar dos benefícios à saúde que o esporte traz para quem o realiza, porém é sempre bom salientar que a prática esportiva promove também benefícios psicossociais...

Bioimpedância

Nós sabemos, desde a época da escola, que nosso corpo é formado por água, músculos e gordura. Mas, você já se perguntou se esses elementos estão em quantidade equilibrada no SEU...

Fisioterapia aquática

A reabilitação na água é uma técnica da fisioterapia que possibilita nos tratamentos e recuperação de lesões, a execução de exercícios sem impacto, gerando menor sobrecarga nas articulações, o que traz muitos efeitos positivos ao corpo.