A fisioterapia aquática é uma técnica da fisioterapia indicada por médicos e  fisioterapeutas, por possibilitar nos tratamentos e recuperação de lesões,  a execução de exercícios sem impacto, gerando menor sobrecarga nas articulações, o que traz muitos efeitos positivos ao corpo.

A técnica, além de trabalhar com menor sobrecarga articular por estar na água, possui movimentos funcionais por meio de flutuação e em determinados casos possibilita o trabalho com pesos e cargas até maiores do que no solo. Também  proporciona outros grandes benefícios ao corpo, como o desenvolvimento respiratório, aumento da circulação sanguínea resistência física e equilíbrio. É recomendada para casos de artroses, hérnias de disco e pós-operatórios, por exemplo.

A piscina terapêutica precisa ter uma temperatura adequada, geralmente em torno de 32,0° e 34,0°. Com este aquecimento, há um relaxamento muscular e miofascial (acho que poucos entenderão isso) automático do corpo, potencializando os casos em que é recomendado liberar estes tensionamentos.

Outro princípio importante do tratamento ser realizado na água  é a pressão hidrostática, que consiste em um força de compressão que a água exerce em todos os objetos submersos. Quanto mais fundo, maior a compressão o fluido exerce. Na prática, nos casos de edemas (inchaços), a pressão hidrostática fará uma drenagem automática. Caso esse edema fosse tratado fora da água, o processo seria mais demorado e exigiria diversas técnicas de massagem e exercícios para o líquido ser drenado.  

Aqui no Instituto Mood a fisioterapia aquática possui atenção especial de profissionais especializados e representa uma parte do tratamento clínico, proporcionando uma importante progressão no resultado final do paciente.

Mais de Instituto Mood

Terapias manuais

Liberação Miofascial

A liberação miofascial consiste em manobras lentas e contínuas, no sentido dos trilhos anatômicos. Essa técnica pode ser realizada tanto pela própria pessoa que fez a atividade...

Kineo System

Avaliação Kineo

A avaliação funcional Kineo é realizada através de um sistema computadorizado, que proporciona a análise de pontos estratégicos de função muscular, constituindo-se num importante...

História e benefícios do Watsu

Você já ouviu falar em Watsu? É uma técnica de movimentos rítmicos de alongamentos que proporciona liberações miofasciais, mobilizações articulares e estimulação de pontos de acupuntura, realizada na piscina aquecida.