Instituto Mood

Reabilitação

Aqui a reabilitação é sustentada por 5 pilates:

Comprometimento com a Plena Recuperação

O Instituto Mood acredita que a maioria das lesões ou patologias podem ser plenamente tratadas, buscamos sempre analisar suas causas e não apenas seus sintomas. As estratégias terapêuticas são elaboradas para melhorar as condições de saúde do paciente, restabelecendo sua função e aprimorando sua qualidade de vida, até estágios melhores do que os apresentados previamente aos incidentes.

Abordagem Multidisciplinar

Toda lesão ou patologia impacta vários sistemas corporais, quase sempre promovendo os mais diversos desequilíbrios. Para promover a recuperação de nossos pacientes, o Instituto Mood trabalha com uma abordagem  multi profissional em um único lugar de forma integrada tornando os resultados mais expressivos e duradouros.

Tratamos o ser humano e não somente lesões

O corpo humano é formado por um conjunto de sistemas complexos e diversificados que necessitam funcionar em total harmonia para manter a saúde em sua plenitude.

O Método do Instituto Mood considera todo o histórico clínico do paciente e avalia todas essas alterações sistêmicas  buscando entregar os melhores resultados no curto e longo prazo.

Compreendemos a Individualidade Terapêutica

Lesões, patologias e outras formas de injúrias físicas, promovem uma série de traumas tanto físicas  quanto emocionais, que moldam a história clínica do paciente.

Cada paciente apresenta as suas individualidades e por essa razão compreender o todo e tratá-los por parte é um dos pilares para as nossas estratégias terapêuticas. Os tratamentos são moldados para cada paciente, visando atingir os seus resultados, respeitando suas potencialidades e limitações.

Otimizamos os processos terapêuticos

Para otimizar o processo terapêutico , o Instituto Mood , na constante qualificação e capacitação de seus profissionais, busca  a integração entre CONHECIMENTO, EXPERIÊNCIA PRÁTICA E TECNOLOGIA para assegurar aos nossos pacientes a entrega dos melhores e mais seguros resultados que correspondem as suas necessidades e expectativas.

Reabilitação do movimento

Consideramos o movimento humano a essência da fisioterapia.

Temos uma visão global dos processos de reabilitação através do movimento utilizando métodos cinéticos – funcionais embasados no conhecimento da anatomia, fisiologia e biomecânica, visando sempre a maior independência funcional possível.

Partindo de um raciocínio clínico abrangente e focado nas particularidades de cada paciente direcionamos de forma integrada e coerente o melhor sistema de movimento de acordo com o objetivo estabelecido na avaliação inicial, que nos dará os parâmetros e as necessidades a serem trabalhadas para correção dos padrões dos movimentos comprometidos, assim como o melhor método a ser aplicado.

Para alcançar o objetivo de tratamento e para  respeitar a individualidade dos pacientes atuamos nos desequilíbrios patológico e funcional com diferentes métodos, a fim de obter movimentos integrados considerando a interação entre músculos e ossos que devem estar em harmonia em todos exercícios praticados, para reeducar o movimento de forma saudável e evitar lesões.

Na área de movimento contamos com:

  • Treinamento funcional
  • Musculação terapêutica
  • Pilates
  • Gyrotonic
  • Atividades aquáticas

Terapias Manuais

A terapia manual é um conjunto de  recursos e métodos terapêuticos que disponibilizamos para atuar nos processos de reabilitação. As metodologias e técnicas utilizadas fornecem informações relevantes e proporcionam melhor avaliação, reconhecimento e qualificação do movimento.

Essas técnicas têm como recurso o uso das mãos como ferramenta de trabalho atuando nas propriedades mecânicas dos tecidos, nas deficiências neuromusculares, nas vísceras e também tem uma ação nos sistemas simpático e parassimpático, promovendo respostas psicológicas. A manipulação é feita diretamente nas articulações, nas fáscias e no sistema nervoso periférico..Atuam de forma a prevenir, tratar e manter a saúde músculo-esquelética.

O Instituto conta com uma equipe especializada em diferentes técnicas manuais  para que, após uma avaliação criteriosa, o profissional possa decidir qual a melhor técnica para cada paciente, respeitando as limitações funcionais e psicológicas do paciente.

As nossas especialidades na área são a Osteopatia, Método Busquet, Liberação miofascial, Mackenzie, Maitland, Mulligan, Kaltenborn, Energia Muscular, Mobilização neural, Estabilização Segmentar.

Eletroterapia

A eletroterapia consiste na aplicação de correntes elétricas de baixa intensidade através de eletrodos que são aplicados diretamente na pele. É um método não invasivo e poder ser utilizado na maioria dos pacientes.

Um diferencial aqui no Instituto Mood é que a eletroterapia pode ser aplicada em conjunto com alguma técnica que envolva movimento, como a musculação terapêutica, por exemplo.

Fisioterapia da mulher

A fisioterapia da mulher tem o importante papel voltado na promoção à saúde, prevenção e recuperação de todas as necessidades decorrentes do ciclo vital feminino, visando a funcionalidade em todas as fases de vida da mulher e proporcionando qualidade de vida.

Atuando em três principais frentes:

Obstetrícia

Durante a gestação a mulher passa por grandes adaptações hormonais, físicas e emocionais. Diante dessas alterações fisiológicas que ocorrem nesse período, a fisioterapia na saúde da mulher contribui na prevenção e tratamento de desconfortos musculoesqueléticos, como por exemplo, dor pélvica e lombar. Atua nas orientações das atividades de vida diária, capacitando a gestante se exercitar com segurança, trabalhando o fortalecimento, manutenção e desequilíbrio muscular, a função cardiorrespiratória e enfatizando a funcionalidade dos músculos do assoalho pélvico, visto que esses músculos atuam como uma rede de sustentação e precisam de um olhar especial devido ao aumento de peso e pressão gerada nessa musculatura durante toda gestação, evitando ou tratando incontinência urinária e fecal, independente da via de parto, assim como intervir para melhora do alongamento e distensibilidade tecidual auxiliando para o trabalho de parto normal, contribuindo para redução de lacerações e números de episiotomias e também na orientação e auxílio ao aleitamento materno. Na fase do puerpério a fisioterapia na saúde da mulher, atua auxiliando a recuperação e o retorno da capacidade funcional, atuando frente às necessidades de cada mulher, como exemplo, tratamento de diástase abdominal, incontinência urinária e fecal pós-parto, dor pélvica e alterações oriundas de cicatrização (cesária e episiotomia).

Oncologia Mamária e Pélvica

Mulheres em tratamento oncológico passam por mudanças do contexto biopsicossocial, que requerem uma atenção especial e multiprofissional. A fisioterapia na saúde da mulher tem o papel muito importante de prevenção nos agravos à saúde, promoção a detecção precoce, no tratamento, na reabilitação e na fase paliativa, atuando no pré e pós-operatório de cirurgias mamárias e pélvicas, visando o controle cinético funcional dessas pacientes que passam por diferentes tipos de intervenções onde ocasionam alterações nas funções musculoesqueléticas. Através de técnicas e recursos fisioterapêuticos a fisioterapia na saúde da mulher promove prevenção de trombose venosa profunda (TVP), promove o alívio da dor , previne e trata alterações cicatriciais, fraqueza e encurtamento muscular, diminuição da amplitude do movimento, neuropatias geralmente decorrentes da quimioterapia, fibroses teciduais, linfedema de membros superiores e inferiores, incontinência urinária, seroma, axillary web syndrome (rede de cordões fibrosos), disfunções sexuais, como dor genitopélvica, estenose vaginal advindas de procedimentos cirúrgicos e da braquiterapia.

Uroginecologia e Proctologia

Alterações do pavimento pélvico, como a incontinência urinária e fecal, urgência miccional, prolapsos genitais, constipação intestinal, dor pélvica crônica, disfunções sexuais, como exemplo, dispareunia, caracterizada por dor genital associada ao ato sexual, vaginismo, alteração muscular que corresponde a espasmos da musculatura vaginal, vulvodínia, dor e ou ardência vulvar com duração mínima de três meses e sem outros achados (candidíase, neoplasia entre outros), essas alterações traz  impacto negativo muito grande nessas mulheres, influenciando a saúde física e mental, gerando dificuldades pessoais e interpessoais, impactando na qualidade de vida. A fisioterapia na saúde da mulher atua na prevenção e no tratamento do assoalho pélvico, proporcionando funcionalidade e melhor qualidade de vida, através de técnicas e recursos conservadores, por meio de orientações e intervenções fisioterapêuticas que apresentam alto nível de evidência científica.

Conheça nossos diferenciais de perto e sinta como o Instituto Mood pode ajudar você a alcançar seus objetivos

Agente uma visita