Nosso corpo possui vórtices de energia, que são responsáveis por alimentar nosso corpo de prana, a energia vital. Estes vórtices são denominados chacras e não podem ser visualizados a olho nu, já que pertencem ao corpo sutil. O corpo sutil é muito estudado pelas civilizações orientais fazendo parte de sua cultura e tratamento médico de forma oficial.

Temos 7 chacras principais que se localizam de forma vertical à coluna vertebral, cada um em uma posição corporal definida, relacionado a uma glândula, influenciando o corpo físico e sendo influenciado por emoções e pensamentos.

• PRIMEIRO CHACRA_supra renais
Localização: entre períneo e ânus;
Cor: vermelho
Órgão Motor: eliminação
Sistema corporal: excretor

• SEGUNDO CHACRA _ glândulas sexuais
Localização: região pubiana
Cor: laranja
Órgão Motor: reprodução
Sistema corporal: urinogenital

• TERCEIRO CHACRA_pâncreas
Localização: região pubiana
Cor: amarelo
Órgão Motor: pés
Sistema corporal: digestivo

• QUARTO CHACRA _ timo
Localização: coração
Cor: verde
Órgão Motor: mãos
Sistema corporal: circulatório

• QUINTO CHACRA _ tireóide
Localização: garganta
Cor: azul
Órgão Motor: fala
Sistema corporal: respiratório

• SEXTO CHACRA _hipófise
Localização: entre as sobrancelhas
Cor: azul anil
Órgão Motor: percepção interna
Sistema corporal: nervoso

• SÉTIMO CHACRA _ pineal
Localização: topo da cabeça
Cor: violeta
Órgão Motor: consciência
Sistema corporal: cérebro

As emoções e pensamentos habituais criam um padrão na energia do corpo, que pode ser bom ou ruim, por isso a necessidade de ser um observador constante de suas ações, pensamentos e emoções. Se mantivermos uma rotina de emoções vinculadas a ressentimentos, mágoas, irritações, preocupações, tristezas e inseguranças geramos estagnações e bloqueios na energia dos chacras, causando um desalinhamento energético, que se for mantido pode evoluir para doenças físicas.

Quando temos o hábito de auto-observação, podemos efetuar a limpeza das estagnações geradas nos chacras, mantendo o corpo saudável e protelando o envelhecimento celular, impedindo assim a evolução para doença física.
Podemos utilizar vários hábitos e várias técnicas para manter os chacras alinhados, como: meditação, visualizações e relaxamentos, acupuntura, massoterapia, reiki, thetahealing, florais, entre outras.

Por isso vamos cultivar o bem-estar cuidando do nosso corpo e mente, sem esperar adoecer para iniciar uma mudança de padrão.

Mais de Instituto Mood

Método Busquet

O Método Busquet foi desenvolvido pelo fisioterapeuta e osteopata francês Léopold Busquet e é definido como um método de reequilíbrio e alinhamento corporal que analisa dores na coluna e articulações para identificar sua origem.