Reunir a família para celebrar o fim de ano e ingerir mais álcool e açúcares do que o costume, além de outros alimentos que saem da dieta pode acontecer, mas, é importante voltar à rotina de exercícios físicos e alimentação balanceada, mantendo cuidados para não sobrecarregar o corpo durante a retomada.
Nesse momento de início de ano, é comum ter uma pressão para restabelecer a mesma rotina de antes, observar as mesmas evoluções corporais ou, até mesmo, tentar compensar os comportamentos do final do ano com exagero de exercícios físicos ou restrições alimentícias.
No entanto, esses pensamentos ou tentativas não estão corretos e trazem distorções da realidade. Para emagrecer ou perder os inchaços que a ingestão em excesso de álcool e açúcares provoca, é necessário gastar mais calorias do que a quantidade ingerida diariamente, sem se exceder e poder provocar lesões.
Por isso, não se culpe por ter passado um pouquinho do ponto durante as comemorações de final de ano e que fazem parte da vida. E, ao retomar a rotina, lembre-se de respeitar seus limites e seguir as recomendações dos profissionais que te acompanham. Você perceberá evoluções, seja consistente e tenha disciplina!