A ligação da mente com o corpo físico é direta e, quanto mais for trabalhada, maiores benefícios podem ser colhidos. Mas, como assim?
Você já deve ter ouvido sobre “força do pensamento” ou que “atraímos o que pensamos”, não é mesmo? Isso é válido especialmente quando olhamos para nossa saúde física – e podemos escolher olhá-la de uma forma saudável e positiva, ao invés de dura e olhando aspectos “negativos”.
É por meio de pequenas mudanças no dia a dia, no modo de pensar e de encarar determinadas situações, que percebemos como a mente pode agir positivamente em nosso corpo. Até mesmo durante atividades físicas, por exemplo quando pensamos que estamos melhorando a performance, ou que a meta está mais próxima do que antes, são pequenos pensamentos que contribuem para o melhor aproveitamento dos exercícios físicos.
Além disso, o caminho contrário também existe: cuidar da saúde física, se manter ativo em exercícios físicos regularmente, é um dos passos para cuidar e manter a boa saúde mental. Fazer atividades físicas traz diversos benefícios para o corpo e mente, e essa relação é trabalhada de forma mais saudável e presente, percebendo a interferência de pensamentos nas atitudes e atividades e ao contrário também.
Por isso, ao realizar seus exercícios físicos, preste atenção em onde está seu pensamento. Foque e mentalize o momento presente, com mais cautela para os movimentos realizados e trazendo a sensação de satisfação ao cumprir com os exercícios programados para o dia. Também lembre que os benefícios desse momento são gerais: para o corpo, mente e para a vida.