O conceito, muito usado antigamente, de força excêntrica voltou à cena atualmente, sendo muito usado em treinos de musculação, como forma de contraste de treinamento.
Estudos demonstram que temos 100% a mais de força na volta do movimento, neste caso o foco é na força excêntrica comparada com a força concêntrica. Todo esse conceito está embasado em uma proteína muscular, denominada de “tinina”, que atua em todos os processos de alongamento e contração da fibra muscular.
Do ponto de vista prático, com a ação da titina, a contração excêntrica ganha um incremento de força maior. E, com isso, algumas questões surgem sobre como avaliar esta força e como treiná-la.
Essas questões são muito pertinentes e trazem um gap do mercado, em não atuar intensamente na força excêntrica. No entanto, o aparelho Kineo possui a tecnologia capaz de estimular o corpo no retorno do movimento.
O aparelho atua na frente de avaliação física, para prevenção e identificação de lesões, e também para perceber as forças e capacidades do músculo, para ser melhor trabalhado em exercícios físicos.
Com ele, observamos como o corpo é apto a realizar diversas atividades e forças além da que estamos acostumados.
Para conhecer melhor o aparelho, agende uma avaliação física com nossos profissionais!