Blog Instituto Mood

Liberação Miofascial

Liberação Miofascial

A liberação miofascial consiste em manobras lentas e contínuas, no sentido dos trilhos anatômicos. Essa técnica pode ser realizada tanto pela própria pessoa que fez a atividade física, quanto por um profissional capacitado, com massagens por exemplo.

A fáscia é um tecido conjuntivo que recobre e conecta os músculos, permitindo transmissão de forças de um ponto a outro do corpo. Quando se perde a plasticidade da fáscia, a flexibilidade e a capacidade de movimento com boa amplitude ficam comprometidas.

Então, se a fáscia estiver tensa, ela não permite um bom movimento e isto pode levar a possíveis lesões e dores, e se a tensão da fáscia for ignorada, as dores podem se tornar crônicas e levar a alterações posturais e dores severas. Por isso, se a flexibilidade e a mobilidade músculo esqueléticas forem boas, o ganho de força será muito mais efetivo!

O objetivo da liberação miofascial é obter uma melhor interação entre fáscia e músculo, gerando melhor mobilidade do músculo tratado, prevenindo lesões musculares, aumento o suporte sanguíneo e possibilitando uma recuperação muscular mais rápida e diminuição de dores. Com isso, aumenta o rendimento e performance no esporte ou exercício físico praticado.

O tratamento é indicado para todos que praticam atividades físicas, como prevenção ou tratamento de alguma patologia, independente se são atletas de alto rendimento ou estão iniciando as atividades físicas recentemente. 

Esse tratamento é indicado tanto para atletas de alto rendimento, que possuem uma rotina intensa de treinos, quanto para quem está iniciando atividades físicas ou as realiza em menor frequência e intensidade.

Você pode usufruir desta técnica, aqui no Instituto Mood. Uma área importante da fisioterapia é a de terapais manuais, nela temos profissionais especializados em liberação miofascial que irão entender e auxiliar na sua necessidade! 

Agende uma sessão com nossa recepção pelo telefone (19) 3305-3760 ou whatsapp (19) 99154-0302.

Mais de Instituto Mood

Conheça nossos diferenciais de perto e sinta como o Instituto Mood pode ajudar você a alcançar seus objetivos

Agende uma visita