O Instituto Mood em parceria com a Globus Brasil promoveu um encontro com o propósito de compartilhar o que há de mais novo nos treinamentos de força aplicados tanto para performance quanto para reabilitação.
Breno Leite, pesquisador e desenvolvedor de tecnologias das empresas Globus Brasil e USA trouxe muitas novidades e aprendizado para os participantes, fisioterapeutas e educadores físicos.
Foi discutido muito sobre a fase excêntrica do movimento e a sua importância tanto para o aprimoramento da capacidade física quanto para reabilitação.
Os participantes puderam vivenciar na prática a aplicação de movimentos em equipamentos de ponta como o Kineo System e Ergo System, ambos com foco na avaliação e no treinamento. Estas plataformas permitem individualizar os parâmetros de acordo com a exata necessidade de cada paciente ou atleta. Carga, amplitude e tipo de movimento são ajustados ao indivíduo.
Kineo é a única plataforma robótica que permite diferenciar a carga de trabalho nas duas fases do movimento: concêntricas e excêntricas,se ajustando para extrair o máximo da musculatura sem que nem esta, nem as articulações sofram nenhum prejuízo.
Já o Ergo System avalia a biomecânica do movimento e a distribuição de forças tanto no impulso quanto na queda.
Ambos são tecnologias usadas nos maiores e mais respeitados institutos e clubes do mundo.
Além das tecnologias, Breno apresentou novos conceitos e ferramentas para avaliação, performance e reabilitação.
O encontro contou com a presença de grandes nomes do esporte nacional como Altamiro Bottino, coordenador científico do São Paulo e Clovis Roberto Rossi Haddad, mestre em biodinâmica do movimento.