Blog Instituto Mood

Você conhece a Fisioterapia Neuropediátrica?

Essa área da fisioterapia trabalha com bebês, crianças e adolescentes, ajudando-os a ter uma vida independente e saudável. Oferecendo um tratamento para crianças com algum tipo de disfunção neurológica congênita ou adquirida, a fim de desenvolver as suas habilidades neuropsicomotoras em seu máximo potencial.

Para isso, a estimulação sensório-motora realizada durante a terapia é capaz de potencializar o processo de recuperação das funções comprometidas e, assim, o desenvolvimento neuropsicomotor da criança.

Dentre as condições atendidas nesta área estão: atrasos do desenvolvimento, paralisia cerebral, distrofias musculares, síndromes diversas, espinha bífida, ataxias, dentre outras.

A fisioterapia neuropediátrica se inicia com uma avaliação composta por testes motores e sensoriais além da aplicação de escalas de avaliação do desenvolvimento infantil, de acordo com o caso e idade da criança. Essa avaliação é muito importante para se identificar qual o estágio do desenvolvimento a criança está e quais foram os prejuízos causados pela lesão no sistema nervoso.

O profissional especializado, o Fisioterapeuta Neuropediátrico, deve ser apto a tratar condições de origens musculares, esqueléticas, neurológicas, etc. Com isso, é necessário o conhecimento sobre as características do desenvolvimento infantil normal e patológico, das funções motoras, sensoriais e cognitivas para o planejamento do tratamento específico para as necessidades e objetivos do paciente e sua família. 

O enfoque especial da área neuropediátrica é que seus pacientes podem não saber expressar o que sentem ou o que desejam e, por isso, o trabalho lúdico e de extrema sensibilidade são essenciais durante todo o atendimento.

Tudo pensado para oferecer melhor qualidade de vida desde os primeiros momentos de vida. Quer conhecer mais dessa área da fisioterapia? Agende um horário e faça uma visita, temos uma profissional especializada atendendo no Instituto Mood! 

Mais de Instituto Mood

Conheça nossos diferenciais de perto e sinta como o Instituto Mood pode ajudar você a alcançar seus objetivos

Agende uma visita