Reabilitação

Joelho

O tratamento das disfunções e doenças do joelho envolve uma atenção multidisciplinar para o seu diagnóstico, intervenção terapêutica médica, tratamento e diagnóstico fisioterapêutico e condicionamento físico.

Joelho

O raciocínio clínico de cada cliente e a evolução bem assistida é a chave no sucesso da reabilitação.

Doenças

As doenças ou sintomas no joelho tem uma elevada incidência dentro dos mais diversos públicos: crianças, jovens, adultos, idosos e atletas, profissionais e amadores.

O primeiro passo é o diagnóstico preciso médico e cinético funcional, pelo fisioterapeuta, após, é traçado um programa de tratamento baseado nas disfunções que estão gerando o quadro sintomático.

Ligamentares

Temos vários ligamentos na articulação do joelho, sendo o mais lesado o ligamento cruzado anterior (LCA) que, na maioria dos casos, necessita de uma reconstrução cirúrgica e fisioterapia por 6 a 10 meses;

Meniscais

Os meniscos têm um papel fundamental na absorção na descarga de peso e estabilidade do joelho, temos dois meniscos em cada joelho (medial e lateral). O menisco mais lesado é o medial, dentro dos tipos de lesões mais comuns, temos o tratamento conservador (fisioterapia) e o cirúrgico – dividido em meniscectomia (ressecção de parte do menisco) e a sutura;

Degenerativas

Divididas em primárias, quando a degeneração vem com a idade e a secundária, quando provém de alguma doença, trauma, cirurgia ou disfunção;

Traumáticas

Podem derivar desde uma queda doméstica até acidentes graves com múltiplas fraturas. Podemos destacar a fratura de patela, com queda simples de joelho ao chão. São tratadas na maioria dos casos com cirurgia e utilização de fios para a fixação. Para a reabilitação total, se faz necessário alguns meses de fisioterapia.

Quadros crônicos

Os quadros crônicos desta articulação são originados de tecidos com pouca capacidade de regeneração (tendão e cartilagem articular) ou quando providos de procedimentos cirúrgicos ou traumáticos.

Diante de quadros dolorosos prolongados, torna-se fundamental a atenção de toda equipe interdisciplinar, pois assistências individuais trazem um resultado muito pobre.

É necessário o uso de medicações para modulação da dor, intervenções pela equipe médica especializada em dor, uma reabilitação eficiente e atividades supervisionadas para realização doméstica.

Tratamento

  • Analgesia e ganho de amplitude de movimento.
  • Controle motor.
  • Ganho de força muscular.
  • Gestos esportivos ou atividades de vida diária.
  • Performance.

Nesses métodos vislumbramos e planejamos o tratamento como um todo, utilizando as melhores técnicas no momento correto e com os profissionais mais capacitados para cada intervenção.

O joelho é uma articulação composta por três componentes, pois tem em sua constituição a presença do maior osso sesamóide do corpo humano, a patela.

No raciocínio clínico o joelho deve ser pensado como uma articulação que recebe alavancas de forças de sua adjacentes, a saber, o tornozelo e o quadril. Portanto um ponto importante a ser considerado na avaliação do joelho é o olhar para estes adjacentes.

Conheça nossos diferenciais de perto e sinta como o Instituto Mood pode ajudar você a alcançar seus objetivos

Agente uma visita