Blog Instituto Mood

Você sabe o que é lesão muscular dos Isquiotibiais?

Localizados na parte posterior das coxas, os músculos isquiotibiais são responsáveis pela movimentação do joelho e do quadril. Eles são os músculos mais fortes na ação muscular de flexionar os joelhos e também participam da ação de extensão do quadril. Historicamente, as lesões dos músculos isquiotibiais são descritas como frustrantes para os atletas, pois são acompanhadas por um longo tempo de reabilitação, além da tendência à recorrência e da imprevisibilidade do retorno ao esporte.

Na maioria dos casos, a lesão dos músculos isquiotibiais ocorre devido a uma contração brusca e violenta dos músculos isquiotibiais. Esta lesão causa uma dor repentina na parte posterior da coxa. Uma lesão dos músculos isquiotibiais pode também se desenvolver lentamente, normalmente causada por um treino de flexibilidade inadequado.

Nem todas as lesões são iguais. Elas variam desde um leve dano muscular até a ruptura completas das fibras musculares. E, assim como as características das lesões, o tempo de reabilitação também é variável. As lesões dos IT são as mais comuns no esporte. São as mais frequentemente relatadas no futebol, correspondem a  37% das lesões musculares correlacionadas com esse esporte, o mais popular do mundo, com mais de 275 milhões de praticantes.

Reporta-se um aumento médio de 4% ao ano, as lesões que ocorrem nas sessões de treinamento têm aumentado mais do que as ocorridas nas atividades competitivas. Após a lesão, corredores têm uma média de 16 semanas para retornar ao esporte sem restrições, dançarinos podem levar até 50 semanas. No futebol profissional, o atleta fica, em média, 14 dias fora das atividades competitivas. Em geral, a lesão dos IT é a principal causa do afastamento do esporte.

Além do futebol, as lesões são comuns em esportes como o futebol americano, futebol australiano, atletismo e esqui aquático. O mecanismo de trauma mais comum é o indireto, as lesões ocorrem durante as atividades sem contato, com a corrida como a atividade primária. Esportes com movimentos balísticos do membro inferior, tais como esqui, dança e patinação, estão associados com avulsão proximal dos tendões dos IT.

Os médicos estabelecem o diagnóstico com base nos sintomas e no resultado de um exame físico. Por vezes é também necessário realizar uma imagem por ressonância magnética (IRM).

 

Mais de Instituto Mood

Conheça nossos diferenciais de perto e sinta como o Instituto Mood pode ajudar você a alcançar seus objetivos

Agende uma visita