Blog Instituto Mood

5 dicas para comer sem culpa no final do ano

Chegar no final do ano é sinônimo de comemorações entre amigos, happy hours do trabalho, encontros de família e tudo resulta em muita comida e bebida, não é? Com certeza concentrar todas as comemorações em um curto intervalo de tempo pode acabar trazendo consequências para seu corpo – de diversas maneiras. 

Pensando em comer sem culpa neste final de ano, pedimos para nossa nutricionista Fernanda Kawabata dar 5 dicas. Confira abaixo: 

1-    Faça boas escolhas

Acredito que a principal dica de todas, por isso a primeira, seja fazer boas escolhas. Independente do momento ou da ocasião, as escolhas são as que fazem a maior diferença sempre. No Natal e no Ano Novo temos um leque muito maior de opções e, muitas vezes, não são as preparações mais saudáveis, mas o que importa mesmo é o equilíbrio e a forma como montamos nossas refeições. Mesmo que não seja a melhor proteína ou a melhor fonte de carboidrato, tentar manter a composição ideal de um prato faz toda a diferença. 

Lembrando que o interessante é um quarto do prato de proteína, outro quarto de carboidrato e o restante em verduras e legumes. Evite ficar beliscando ou servindo-se várias vezes. Monte um prato completo de uma vez e no máximo repita uma opção ou outra que esteja mesmo especial.   

 2- Não pule refeições

 

É comum o hábito de ficarmos o dia todo sem comer quando sabemos que vamos exagerar em uma refeição específica. Aqui no caso na ceia ou almoço de Natal e/ou Ano Novo. Ou então, depois dessa refeição mais “abusada” pularmos as próximas refeições e ficarmos um período maior em jejum. 

 

A questão é que essa prática não é interessante para nós. Primeiro que nos privando de comer antes da refeição específica, quando chegarmos no momento de comer, acabamos abusando mais do que deveríamos. Isso pode acontecer por fome, por ansiedade ou até mesmo por prazer. 

 

Se comermos corretamente até aquele momento conseguimos pensar com mais clareza, escolher melhor as quantias e os itens. Com fome é muito mais difícil pensar e discernir o que realmente devemos comer. Também temos maior dificuldade em sentir saciedade. Muitas vezes sentimos que exageramos apenas depois de comermos grandes quantidades. O nosso próprio corpo pode acabar armazenando mais do que deveria por conta dessa privação anterior. 

 

Da mesma forma, o jejum após a refeição exagerada pode nos trazer também esses mesmos problemas na próxima refeição. Vira um ciclo nada saudável. Então, siga seu plano e suas refeições corretamente, horários e quantias, até o momento da refeição mais “exagerada”.

3- Não deixe de treinar

Manter a rotina de treinos é essencial. Tanto pelo gasto calórico como para manter o plano feito nos meses anteriores. Nos feriados muitas academias e locais de treinamentos fecham e ficamos com menos opções. Mas, alguma atividade em casa ou até mesmo na rua podemos manter. Corridas, caminhadas, funcionais, treinos guiados podem ser opções bem bacanas, inclusive para incluir alguém da família que está precisando de um empurrãozinho. Lembrando que se comemos mais, nada mais lógico do que manter pelo menos os treinos para manter a forma e a saúde mental. 

4- Cuidado com os drinks

Nas festas muita gente abusa um pouco dos drinks e das bebidas alcoólicas. Lembrem-se que são calorias vazias, não agregam nutrientes em sua maioria. Quanto menos quantia ou escolher bebidas mais leves, melhor vai ser para sua saúde. Fora que o álcool ajuda a catabolizar músculos, ou seja, ajuda na perda da massa magra. 

Tente optar pelo vinho, gin ou destilados mais leves. E, claro, cuidado com as misturas para as bebidas. Muitas vezes são açucaradas e ricas em carboidratos. Limão, tônica, água com gás, gengibre, hortelã, entre outras são as melhores opções. 

Não esqueça de hidratar-se também. O consumo exagerado do álcool ajuda na liberação de líquidos e traz desidratação com facilidade. Para quem é mais fã da cervejinha, cuidado com as quantidades e evite tomar de estômago vazio. Uma boa dica é você já planejar uma certa quantia e limitar-se a essa dose. Lembrando que o exagero do álcool nos leva facilmente a má alimentação também.

 5- Não se culpe

Por fim, não se culpe. Coma com prazer e sem peso na consciência. Festas e confraternizações são essenciais para nos divertirmos e descansarmos a cabeça. Não é uma refeição ou duas que farão com que você fracasse nos seus objetivos. Como já dito, o equilíbrio é muito bem vindo, mas se errou, curta o erro e pense no próximo passo. O importante é não desistir e sempre ter em mente que comer bem é um estilo de vida. São escolhas e mudanças que devemos levar para o resto da vida. Errou? Recomece. Fazer dieta não funciona. Temos que internalizar as mudanças e seguir a vida com qualidade e sempre em busca de saúde física e mental.

Mais de Instituto Mood

Conheça nossos diferenciais de perto e sinta como o Instituto Mood pode ajudar você a alcançar seus objetivos

Agende uma visita