Blog Instituto Mood

Musculação para terceira idade

O passar dos anos requer um cuidado maior com o corpo, afinal muitas mudanças acontecem no corpo físico. O envelhecimento carrega muitas características biológicas sendo a perda de massa muscular, denominada de sarcopenia, uma das principais. O fato é que a sarcopenia afeta o estilo de vida, além de alterações hormonais e fisiológicas. 

As causas da perda de massa muscular em idosos são variadas, desde o sedentarismo, estilo de vida com estresse, má alimentação, depressão e determinadas doenças crônicas que levam à degradação dos músculos corporais. Por isso, chegar à terceira idade pode ser desafiador e com potenciais dificuldades que não eram vivenciadas até alguns anos antes, porém é preciso enfatizar que é possível se adaptar e cuidar do corpo físico mesmo após os 60 anos. 

Para isso, mesmo em idade avançada é essencial estimular os músculos do corpo a trabalharem cada vez mais e a musculação para a terceira idade é uma das atividades essenciais para o fortalecimento de músculos, articulações, ligamentos e tendões, junto com outros benefícios, como: 

  • Alívio de dores musculares e articulares;
  • Alívio de dores e sintomas de doenças da terceira idade;
  • Prevenção de quedas com o aumento da massa óssea;
  • Prevenção contra a osteoporose;
  • Estabilidade e controle dos movimentos; 
  • Redução e manutenção do peso corporal.

 

Além disso, com os exercícios da musculação para terceira idade é possível que esse idoso consiga realizar as atividades do dia a dia com maior autonomia, como caminhar, subir escadas, carregar compras, preparar refeições, além de atividades com o cuidado com a casa e com o próprio corpo. 

Fazer exercícios físicos em idade avançada é importante também para a prevenção de doenças que podem surgir e o aumento de possíveis sintomas, como:  artrite, artrose, osteoporose, doenças cardíacas, obesidade, dor nas costas e distúrbios do sono, por exemplo. 

Vale lembrar que devido a terceira idade, é essencial que esse idoso esteja acompanhado por profissionais capacitados para realizar os exercícios físicos de musculação. Além de ser importante estar acompanhado por médicos e realizar exames periódicos para manutenção da saúde. 

Antes de começar os exercícios, é essencial uma avaliação física e garantir que a progressão dos pesos e atividades seja feita de forma gradual, sem sobrecarregar o corpo e massa muscular dessa pessoa. 

 

Como chegar bem à terceira idade? 

Se você deseja fazer um planejamento para seu corpo chegar de forma saudável à terceira idade, vale consultar um médico geriatra, que também atende adultos que querem cuidar e manter seu estilo de vida. 

É importante lembrar que manter uma rotina equilibrada com a prática de exercícios físicos regularmente, uma alimentação balanceada e que cumpra com as necessidades e objetivos do seu corpo, além de procurar se manter longe de estresse e emoções muito intensas e estar em momentos de vida social e convívio com família e amigos, são pontos que vão garantir uma saúde integral com qualidade. 

A qualidade de vida é um objetivo comum independente da faixa etária e todas as áreas da vida devem ser levadas em consideração, pensando no agora e no futuro. 

Busque auxílio de profissionais capacitados e uma vida com mais equilíbrio e qualidade. 

Nós do Instituto Mood apoiamos a atividade física de musculação para a terceira idade e temos profissionais de diversas áreas que atuam integralmente para o melhor aproveitamento do exercícío! 

Mais de Instituto Mood

Conheça nossos diferenciais de perto e sinta como o Instituto Mood pode ajudar você a alcançar seus objetivos

Agende uma visita