Blog Instituto Mood

Como construir uma rotina equilibrada e saudável

Acordar cedo, dormir 8 horas por noite, seguir uma alimentação saudável e balanceada, estar sempre disposto, ter uma rotina de atividades físicas e, ainda por cima, dar conta de todas as tarefas da rotina. Tudo isso pode parecer como promessas e metas de ano novo, mas faz parte de vivenciar uma vida com mais qualidade. Pode parecer longe do seu momento atual, mas a caminhada para começar lá começa com o primeiro passo. 

Pensando no desejo de se tornar mais saudável e de construir uma rotina equilibrada, é necessário comprometimento e disciplina para fazer acontecer, principalmente se atualmente você sente cansaço e estresse frequentes, além de falta de disposição e rendimento caindo ao longo da semana. Para isso, nós do Instituto Mood temos as principais dicas para você virar a chave e começar a ter uma rotina mais equilibrada, confira: 

  • Comece observando seu sono 

Você é daquelas pessoas que acorda durante a noite ou que vai dormir muito tarde, já de madrugada, todos os dias? Esses são bons indicativos de que o seu sono precisa de mais atenção. Se você precisa de, pelo menos, 8 horas de sono para se sentir bem descansado, mas precisa estar de pé, no dia seguinte, às 06h, a conta não fecha se o seu horário de dormir for próximo da meia noite, não acha? 

Estabeleça um horário para dormir e cumpra com ele em grande parte da sua rotina. Especialistas dizem que o sono REM (sigla que significa Rapid Eyes Movement, ou movimento rápido dos olhos em português) é o  estágio mais profundo do sono e é importante para ativação da capacidade cognitiva, como memória, criatividade e aprendizado, por exemplo. 

Por isso, quanto mais cedo você for dormir, será possível tentar atingir esse sono profundo com mais frequência na rotina. 

  • Acordou? Levante!

Se para você é mais fácil enrolar alguns minutos no modo “soneca” do despertador, essa pode ser uma tarefa desafiadora, mas que, certamente, irá render bons frutos para sua rotina ser mais ativa: o despertador tocou, levante. 

A função “soneca”, que também pode ser chamada de “inércia do sono” é responsável por te deixar mais sonolento e cansado. Ou seja, ao invés de você descansar nesses 10 minutinhos a mais que está se dando, você acaba cansando mais o seu corpo e sua mente. Por isso, levante de primeira, tente um dia de cada vez até que seja automático para seu corpo não enrolar na cama. 

  • Pratique exercícios físicos 

Quando falamos em qualidade de vida, a prática de exercícios físicos é mandatória para uma vida com mais bem-estar e disposição física. Isso porque, ao nos movimentarmos, os efeitos físicos das atividades físicas contribuem para um corpo mais ativo, disposto e cheio de benefícios. 

Fazer exercícios físicos rende a melhora da circulação sanguínea, aumento da oxigenação do cérebro, melhora do sono, prevenção de doenças, fortalecimento corporal e melhora da mobilidade, além de contribuir para redução de estresse e ansiedade e melhorar o foco e concentração. 

A endorfina, liberada durante a movimentação dos exercícios físicos, contribui para o alívio de dores físicas e tensões musculares e promove mais sensação de prazer durante o exercício físico, além da sensação de bem-estar.  

  • Cuide da sua alimentação 

A famosa frase “você é o que você come” faz sentido quando olhamos para o corpo físico, para acúmulo de gordura e massa corporal, mas também é relevante quando pensamos em vivenciar uma rotina com mais disposição e equilíbrio. Para cumprir com atividades que envolvam a capacidade cognitiva e física, é necessário ter energia para as funções. 

Ter uma alimentação balanceada e adequada para o seu corpo é essencial para se sentir com mais energia, disposição e inserir os nutrientes necessários para o seu corpo fazer as tarefas do dia a dia. 

 

Como começar? 

Dê um passo de cada vez: primeiro ajuste seu sono, para poder acordar com mais rapidez e menos sensação de cansaço pela manhã. Em seguida, vá introduzindo atividades físicas na rotina ou aumentando a carga de exercícios que já pratica, aproveitando as energias que seu corpo produz ao longo do dia. 

É essencial prestar atenção aos horários em que realiza cada atividade física e alimentação, para que contribuam com o bom funcionamento do seu corpo e da rotina. Além de ter profissionais te acompanhando para manter a disciplina, comprometimento e cuidado com sua saúde. 

Conheça nossas modalidades de atuação e veja qual categoria mais se adequa às suas necessidades hoje. Venha cuidar da sua saúde no Instituto Mood! 

Mais de Instituto Mood

Conheça nossos diferenciais de perto e sinta como o Instituto Mood pode ajudar você a alcançar seus objetivos

Agende uma visita