O treinamento físico desportivo tem como finalidade trabalhar as capacidades motoras e as especificidades da modalidade de cada pessoa, em prol de corrigir, lapidar e estimular determinadas regiões ou funções musculares para melhor rendimento esportivo.
A base do treinamento físico é fundamental para todos os esportes e para a vida de uma forma geral, pois trabalha capacidades que são exigidas durante toda a vida, como coordenação motora, força funcional, potência, velocidade e agilidade.
O objetivo do treinamento funcional é trabalhar movimentos corporais, muito além de zonas musculares, diferente de outros exercícios físicos como a musculação. Nesse caso, de início para começar o ensinamento do “core” – nome do centro do corpo, da região do abdômen e coluna – é o principal a ser assimilado.
Para a realização dos movimentos e exercícios será necessário ter o core sempre fortalecido, além de manter a atenção no corpo como um todo. Por isso o treinamento funcional é usado tanto para quem o mantém como complemento dos treinos e esportes, quanto para quem tem como atividade física principal.
As posturas e técnicas que são aprendidas para obter melhor resultado físico e de performance durante o treinamento funcional, podem ser aplicadas em outras atividades do dia a dia, como por exemplo ajustar a postura ao precisar abaixar para pegar algum objeto mais pesado. Essas pequenas mudanças de atitudes e posturas em outras tarefas, além do exercício físico, são essenciais para obter melhor condicionamento físico em todas as áreas da vida.
O treinamento funcional é um exercício físico completo, pensado para trazer diversos benefícios, desde o fortalecimento corporal, até a melhora do equilíbrio, coordenação motora e realização de outras atividades – dos esportes ao dia a dia.
Lembre-se sempre de estar acompanhado de um profissional capacitado para poder aperfeiçoar os movimentos, aprender as melhores técnicas e evitar lesões.