Blog Instituto Mood

Exercício físico em todas as fases da vida

A atividade física está presente em nossas vidas diariamente: um simples movimento corporal é uma prática de atividade física. Subir e descer escadas, brincar com os filhos, carregar sacolas de supermercado, limpar a casa, entre outros. 

O exercício físico, por sua vez, é uma atividade programada com objetivos específicos e com movimentos planejados, por isso, é importante que um profissional capacitado faça a sua prescrição. 

Pessoas de todas as idades podem se beneficiar da prática regular de exercícios físicos, incluindo melhorias em termos de saúde e bem-estar. Mas vale lembrar que, para cada etapa da vida, existem necessidades e limitações específicas.

Por exemplo, para as crianças, ela deve ter um caráter lúdico, visando a promoção do desenvolvimento motor e cognitivo e a socialização. Na adolescência, os esportes são os exercícios mais recomendados, pois ajudam a moldar o caráter e a personalidade, além de promover o fortalecimento e o controle do percentual de gordura. Os exercícios de força, como a musculação, também são recomendados para a prevenção de lesões.

Na fase adulta, algumas pessoas continuam com a prática de esportes, enquanto outras preferem frequentar academias ou estúdios, buscando variadas  modalidades. Independente da escolha, é fundamental aliar treinos de fortalecimento muscular e aeróbicos. 

Para a terceira idade, em especial, a prática de exercícios físicos é fundamental para melhorar a qualidade de vida e proporcionar a longevidade. Nesse sentido, o trabalho do educador físico pode ter o objetivo de promover a segurança e a autonomia do idoso para a realização das tarefas do dia a dia. 

É importante lembrar que todos nós passamos por um declínio natural no organismo ao longo dos anos, com uma diminuição importante da produção hormonal na terceira idade. Isso ocasiona a perda de massa muscular e óssea e, consequentemente, resulta na diminuição de força, equilíbrio e coordenação motora. As estruturas ficam mais rígidas, aumentando o risco de quedas e lesões.

Os exercícios de força, como musculação, pilates e  treinamento funcional, são essenciais para evitar a perda de massa muscular e óssea. Assim, o idoso pode ganhar força e equilíbrio, além de prevenir ou tratar doenças como a sarcopenia e a osteoporose, por exemplo.

Já as atividades aeróbicas, como corridas, caminhadas, natação e hidroginástica, aumentam a força do coração e a capacidade pulmonar, melhorando a circulação sanguínea e diminuindo a pressão arterial.

A prática de exercícios físicos para a melhor idade, é  tão primordial quanto em outras fases da vida, pois ajuda na prevenção de inúmeras doenças, como o diabetes, a hipertensão e também o infarto agudo do miocárdio. Além disso, é uma importante aliada na promoção da saúde mental e neurológica do idoso, podendo, inclusive, auxiliar positivamente em problemas de memória e doença de Alzheimer. Além disso, tem um papel fundamental para a melhora do humor e do bem estar no dia a dia, e promover a socialização.

Por isso, a prática do exercício físico se faz essencial em todas as fases da vida, em cada uma delas trabalhando o essencial para proporcionar melhor qualidade de vida. Procure um profissional capacitado para te auxiliar e comece a praticar! 

Mais de Instituto Mood

Conheça nossos diferenciais de perto e sinta como o Instituto Mood pode ajudar você a alcançar seus objetivos

Agende uma visita