O trabalho se caracteriza pelo aprimoramento da aptidão física relacionada à saúde, a performance e prevenção de lesões músculo esqueléticas. Dessa forma, visa realizar a convergência de habilidades motoras fundamentais do ser humano para produção de movimentos mais eficientes. Assim, em um único exercício é possível trabalhar força, flexibilidade, coordenação e equilíbrio.
Desse modo, o treino tem como metas a melhora da propriocepção, do equilíbrio e do acionamento dos músculos do core com intuito de diminuir a incidência de dores e, provavelmente, o aparecimento de lesões. Os princípios desse método de treino representam uma volta à utilização dos padrões fundamentais do movimento humano como empurrar, puxar, agachar, girar, lançar, dentre outros.
Assim, envolve a integração do corpo todo para gerar um gesto motor específico em diferentes planos de movimento. Dessa forma, respeitando a individualidade biológica e os objetivos de cada um dentro dos princípios do treino desportivo, os movimentos que compõem o Treinamento Funcional poderão trazer os benefícios desejados pelo praticante, seja um atleta, um indivíduo fisicamente ativo ou uma pessoa sedentária que deseja ingressar na atividade física.
Como funcionam as aulas?
- Duração de 1 hora.
- Grande variedade de exercícios, tornando a aula prazerosa.
Quais os benefícios?
- Desenvolvimento da consciência sinestésica e controle corporal;
- Melhora a postura;
- Melhora do equilíbrio muscular;
- Redução da incidência de lesão;
- Melhora do desempenho atlético;
- Maior estabilidade articular;
- Aumento da eficiência dos movimentos;
- Melhora do equilíbrio estático e dinâmico;
- Melhora da força e coordenação motora;
- Melhora da resistência central e periférica;
- Melhora da lateralidade corporal;
- Melhora da flexibilidade e propriocepção;
- Dentre outras qualidades necessárias e indispensáveis para a eficiência diária e esportiva.
Para quem é Indicado?
O Treinamento Funcional é indicado para o Condicionamento Físico ou como Atividade de Reabilitação, para as seguintes pessoas:
- Crianças – programa lúdico adequado às necessidades, levando a um desenvolvimento pleno.
- Adolescentes – melhora no desempenho das atividades e esportes.
- Idosos – programa adequado a condição física.
- Sedentários – muitos encontram nesta modalidade uma forma de voltarem a ter uma vida ativa.
- Gestantes – desde que haja liberação médica.
- Pacientes – que necessitem de reabilitação
- Atletas amadores ou profissionais – melhora no desempenho.
O treino sempre é conciliado com uma avaliação para identificar as necessidades do aluno quando chega ao Studio: reduzir gordura, ganhar músculos, alinhamento postural, tratamento de uma lesão, dentre outros. Outra informação é que não há restrição na iniciação conjunta com exercícios aeróbios, pois estudos recém-saídos de laboratórios mostram que o exercício aeróbio pode preceder o treinamento resistido no mesmo dia, sem comprometer a construção dos músculos.