Blog Instituto Mood

A ação da Terapia Manual

Terapias manuais

A Terapia Manual é uma abordagem de tratamento onde se utiliza as mãos com a finalidade terapêutica, para curar dores por meio de manipulações. O uso da mão humana é o mais antigo remédio conhecido pelo homem para reduzir o sofrimento humano e, por isso, a terapia manual é muito procurada.

Na fisioterapia, as técnicas de Terapia Manual podem ser usadas para complementar o alívio da dor, no equilíbrio a atividade autônoma do sistema nervoso regulando a algias (esse recurso terapêutico tem sido bem eficaz nesse tratamento) e adequando o tônus muscular, melhorando a circulação tecidual e diminuindo a ansiedade do paciente.

A Terapia Manual tem como objetivo mobilizar o tecido muscular, ósseo, conjuntivo e nervoso, visando à normalização e o equilíbrio dessas estruturas e também aliviar os sintomas do paciente, principalmente a dor. Além de diminuir o espasmo muscular, assim como, conservar ou restaurar o movimento voluntário, aumentar a flexibilidade de tecidos  (músculo, cápsula, ligamentos e tendões) e prevenir as aderências intra-articulares, sendo uma ferramenta indispensável no tratamento de distúrbios miofasciais, musculares, articulares e neurais, englobando todas as articulações periféricas e coluna vertebral.

É importante lembrar que a Terapia Manual não é apenas um tratamento de disfunções já instaladas, mas também é uma técnica preventiva. Pessoas que trabalham por longos períodos de tempo com movimentos repetitivos e/ou posturas viciosas não precisam “esperar” a dor aparecer para procurar tratamento, a Terapia Manual age para evitar que a dor apareça.

O sistema musculoesquelético subdivide-se em componentes musculares, articulares, neurais e miofasciais, e para cada um desses sistemas, a terapia manual possui ferramentas específicas para aplicabilidade.

Entre as técnicas utilizadas de Terapia Manual podemos citar a Liberação Miofascial, Manipulação Articular Analítica, Método Busquet, Mobilização Neural, Osteopatia, entre muitas outras.

O importante é o paciente passar por uma boa avaliação física, onde poderá ser mapeado a origem do problema, traçar o melhor plano de tratamento e escolher quais técnicas serão mais benéficas para o caso.

Venha conhecer nossas opções, agende um horário com nossa equipe por whatsapp (19) 99154-0302. 

Mais de Instituto Mood

Conheça nossos diferenciais de perto e sinta como o Instituto Mood pode ajudar você a alcançar seus objetivos

Agende uma visita