Blog Instituto Mood

Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio – 10/09

O Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio (WSPD) é anualmente lembrado no dia 10 de setembro. A data foi criada pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (IASP) e tem o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS) e traz importância e atenção para um tema tão importante e pouco falado.

Além disso, acontece um evento mundial e em 2021 o tema é “Criando esperança através da ação”, que reforça a necessidade de uma ação coletiva para lidar com essa pauta urgente de saúde pública.

E, no Brasil, anualmente durante o mês de Setembro Amarelo, tem-se pautas relacionadas à importância da saúde mental e conscientização a respeito de suicídio e depressão. Neste ano, o tema da campanha é “‘Agir salva vidas” e pode encontrar mais informações no site oficial – https://www.setembroamarelo.com/

A campanha Setembro Amarelo e a data de 10 de setembro são importantes para trazer mais luz às questões de saúde pública e saúde mental de cada um. Sintomas como tristeza recorrente, ansiedade, depressão e muitos outros acontecem a diversas pessoas e, por isso, é essencial disseminar mais informações a respeito e, o quanto antes, procurar ajuda profissional.

Psicólogos e terapeutas são procurados para tratar diversas questões e auxiliar muitas pessoas a se conhecerem melhor, a lidar com sentimentos e situações do cotidiano e caminhar para uma relação mais saudável consigo mesmas.

Devido ao reconhecimento da importância de aprender a conhecer mais sobre saúde mental, existem iniciativas mais acessíveis e, até mesmo, gratuitas. Confira algumas delas listadas pelo portal Viver Bem – https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2021/05/01/saude-mental-a-partir-de-r-1.htm

É importante ressaltar que existem diversos profissionais capacitados e especializados para ajudar a situação de muitas pessoas e, para isso, é essencial fomentar discussões e conversas sobre os temas suicídio, depressão, ansiedade e muitos outros. Por isso, se informe, busque ajuda e converse com pessoas ao seu redor!

Mais de Instituto Mood

Conheça nossos diferenciais de perto e sinta como o Instituto Mood pode ajudar você a alcançar seus objetivos

Agende uma visita