O treinamento de alto rendimento no futebol atualmente exige um alto controle de todas as atividades realizadas pelos atletas, dentro e fora do campo. Dentro de campo, clubes e preparadores físicos contam com diversas tecnologias de controle da carga de treinamentos e jogos. Já fora de campo é mais difícil monitorar a vida do atleta, como a qualidade alimentar, ingestão de bebida alcoólica, qualidade do sono, estresse, enfim, os hábitos do dia a dia.
Hoje, vários estudos científicos comprovam cada uma das variáveis e qual a influência na performance e na prevenção de lesões. Mas ainda faltava uma ferramenta que controlasse o atleta várias vezes por dia e todos os seus ciclos. A Corpus Lab do Instituto Mood, é capaz de monitorar de forma precisa e individual cada atleta. A avaliação é feita quantas vezes no dia forem necessárias, mas no mínimo pré e pós treino ou sessão de fisioterapia.
Corpus Lab é um dispositivo que consiste em um screening (escaneamento) corporal, detectando os principais sistemas, ósseo, muscular, tecido adiposo, arterial, venoso, nervoso e taxa hídrica. Em apenas 1 minuto, é possível correlacionar diversas variáveis e trazer um resultado completo, como de um check-up.
Através de uma tecnologia pentapolar, ou seja, captação de cinco pontos (pés, mãos e um oxímetro) serão coletadas, algumas variáveis e, após finalizado o teste, em poucos segundos será feita toda a análise e enviado instantaneamente ao e-mail do cliente.
Como resultado, temos a análise do momento, ou seja, fundamental para promovermos o acompanhamento diário, ou na periodicidade em que o profissional julgue necessário.
A Corpus Lab trará uma pontuação final de 0 a 500 pontos, sendo este resultado, uma somatória dos 5 itens principais:
Composição corporal:
É uma bioimpedância, na qual nos fornecerá a porcentagem de gordura, porcentagem de massa muscular, taxa de hidratação, nível de retenção hídrica, metabolismo basal, qual órgão ou víscera está acumulando gordura, bem como, o ph dos mesmos.
Microcirculação:
Neste item é determinado o nível de circulação dos 4 membros, independentes um do outro. Nesta microcirculação, conseguimos determinar se há desequilíbrios circulatórios (por exemplo, nos casos de dores nas pernas), processos inflamatórios, acompanhar a evolução nos pós operatórios, etc.
Score da coluna vertebral:
É feito um score (pontuação) da coluna vertebral, onde será ponderado o nível de sobrecarga mecânica vertebral ou a compressão das inervações da coluna.
Score cardíaco:
Através da intersecção de algumas variáveis como, pressão sistólica, saturação de oxigênio, o maior e o menor batimento cardíaco, é inferido resultados de um escaneamento de repouso cardíaco. Ofertando resultados de nível de enrijecimento vascular, idade vascular, ejeção e pressão cardíaca.
Nível de stress/fadiga:
Neste último item, é comparado o nível de stress e fadiga corporal. Conseguimos precisar a qualidade e quantidade de stress, bem como prescrever qual a melhor alternativa para combatê-lo e o nível de fadiga corporal.
No futebol, muitas variáveis descritas acima, servem com monitoramento dentro e fora de campo, por exemplo, análise da fadiga do atleta, nível da evolução de um tratamento, nível de estresse psicológico pré jogo, desgaste mental e físico pós jogo, sobrecarga cardíaca, alteração circulatória, sobrecarga na coluna vertebral, nível inflamatório, taxa de hidratação corporal, etc.
A Corpus Lab, se torna um teste extremamente rápido de se realizar, é uma ferramenta muito precisa e esclarecedora para uma melhor prescrição do que o cliente deve fazer. Além do acompanhamento, com reavaliações periódicas.
Para outros esportes, a avaliação Corpus Lab também pode ser muito bem aplicada, pois é possível visualizar e entender o funcionamento corporal específico do atleta.