Blog Instituto Mood

Dia Mundial da Saúde

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde é definida como o bem estar biopsicossocial, e não somente à ausência de doenças. E nós do Instituto Mood consideramos que a saúde ainda vai além dessa simples descrição. 

Acreditamos que saúde é o bem-estar vivido, aproveitado e que gera benefícios biopsicossociais. Bem-estar esse que pode ocorrer mesmo na presença transitória ou permanente de doenças. Isso significa que, mesmo com algum sintoma ou incômodo, você se sente bem e apto para continuar cuidando e mantendo sua saúde em completo funcionamento dos órgãos e sistemas corporais, é fundamental para que possamos aproveitar cada momento da vida de maneira plena.

A gestão da saúde é algo totalmente individual e precisa ser compreendida como uma tarefa pessoal, onde adotamos um estilo de vida saudável, com hábitos e rotinas benéficos ao nosso bem-estar. Assim como, ao evitar a realização de atitudes maléficas, sejam elas a ingestão de alimentos nocivos à saúde, o fumo passivo ou ativo, excesso de estresse, redução da qualidade do sono ou até a má administração de pensamentos negativos.

 Existem diversos pilares fundamentais para a saúde, porém vamos citar 5 os quais compreendemos como alicerces para atingirmos a longevidade saudável. São eles: 

  1. Atividade física regular, seja com exercícios diários e orientados, seguindo uma correta intensidade, duração e exigência cognitiva ou mesmo as simples atividades laborais mais ativas, como trabalhar parcialmente de pé, andar ou subir escadas durante o dia etc. 
  2. Alimentação Saudável: A alimentação é nossa principal forma de comunicação física com o meio externo. Tudo o que ingerimos tenta ser absorvido pelo nosso corpo é transformado em peças fundamentais para a formação dos nossos tecidos ou energia para nossos movimentos. Ingerir fontes diversas de alimentos, nutrientes, vitaminas, minerais e manter uma hidratação adequada, são as bases fundamentais para que a alimentação seja efetiva e promova uma resposta positiva em nossa saúde. Ainda pensando na alimentação, tão importante quanto o que devemos ingerir, é o que não devemos ingerir. Quantidades elevadas de açúcares, hormônios (inseridos nos alimentos) agrotóxicos (para a manutenção do plantio dos vegetais), e até mesmo o excesso de antibióticos (utilizados para proteger os animais de doenças antes do abate) quando ingeridos em proporções elevadas, promovem enormes malefícios ao corpo, revertendo muitos dos possíveis ganhos na saúde promovidos pela alimentação. 
  3. Atividades Mentais: Nosso cérebro desempenha um papel fundamental em nossa longevidade e saúde. Manter a atividade cognitiva do cérebro, seja por tarefas como leitura, gestos motores complexos, manutenção das atividades laborais, jogos da memória ou de adivinhações, têm demonstrado um papel fundamental na preservação da saúde mental, tornando nossas decisões mais compatíveis com as necessidades. 
  4. Gestão do Sono: Por vezes consideramos o sono apenas um momento para descansar o corpo, e restaurar as energias para mais um dia. Porém estudos recentes demonstraram que a modificação das ondas elétricas no cérebro que ocorrem durante o período em que dormimos é o que possibilita nossa fixação da memória, o amadurecimento e evolução de estruturas fundamentais na sua composição física. Interessante também que durante nosso período de sono, um sistema linfático absolutamente especializado, agi de forma intensa em nosso cérebro, retirando as impurezas que ali foram depositadas após um dia de muito estresse. Isso age como um detox cerebral natural. 
  5. Fatores Naturais: Dentro desse pilar, incluímos diversos hábitos ou atitudes que não poderiam ser enquadradas em nenhum dos quatro pilares anteriores, mas que são de elevada importância para obtermos as respostas desejadas em nossa saúde. Como exemplo poderíamos citar: evitar o fumo passivo ou ativo; evitar a exposição exagerada ao sol, principalmente em horários de maior ângulo de incidência dos raios UVA e UVB; manter-se em contato com o solo diariamente, andando descalço na grama, praia etc;  Manter o contato social, atividades cotidianas, laborais e sociais com amigos e familiares. 

É, a saúde é um patrimônio pessoal, que deve ser construído e usufruído diariamente. Felizmente, é algo que podemos acumular mas não gastamos por utilizar. Então, façamos nossa “poupança” de saúde, sem “poupar” nada! 

Mais de Instituto Mood

Conheça nossos diferenciais de perto e sinta como o Instituto Mood pode ajudar você a alcançar seus objetivos

Agende uma visita