Blog Instituto Mood

Saúde da mulher e a importância de estar sempre se cuidando

Autoconhecimento e autocuidado são palavras com significados especiais quando falamos em saúde da mulher. Afinal, termos que se modernizaram e ganharam uma frequência maior de uso com o passar do tempo, também devem carregar um peso importante quando relacionamos à saúde em geral. 

O mês de outubro carrega a campanha do “Outubro Rosa” que reforça os cuidados que a mulher deve ter para combater o câncer de mama e o câncer de colo de útero. Esses cuidados envolvem diversas áreas da vida e permeiam em torno dos termos de “autoconhecimento” e “autocuidado”. 

Para as mulheres, estar em constante sintonia com sua saúde física e mental, além de poder conhecer como ocorrem alterações corporais naturais da mulher, é estar em sintonia com ela mesma. O “autoconhecimento” vem de se conhecer cada vez, em todas as áreas da vida e durante todas as possíveis fases e ciclos que permeiam a vida da mulher. 

É importante que se conheça como o corpo responde às alterações hormonais do ciclo menstrual, às alterações naturais que acontecem com o passar dos anos, é essencial que se perceba o que há de “diferente” no corpo, acompanhe mudanças na alimentação e os impactos gerados e muito mais. 

Quando falamos em “autocuidado” o termo engloba todos os rituais de cuidados que essa mulher possui com ela mesma, seja para se sentir mais vaidosa ou para realmente aplicar técnicas de cuidados na pele, praticar exercícios físicos regularmente buscando aumentar a longevidade, escolher alimentos que melhoram a qualidade de vida e trazem benefícios para o corpo e muito mais. 

Afinal, cuidar do corpo exige diversas atitudes e pensamentos o tempo todo. A prática de exercícios físicos disciplinada, a alimentação balanceada, a busca por um estilo de vida mais saudável e com qualidade, mantendo baixos níveis de estresse e sobrecarga, por exemplo, são metas constantes para que muitas mulheres estejam em boa saúde geral. 

Além disso, vale ressaltar que essas práticas devem ser realizadas o ano inteiro, a vida inteira. O corpo físico sente os anos passarem e é preciso cuidar hoje para viver um amanhã mais pleno e saudável. E em conjunto com profissionais da saúde que acompanhem a evolução de saúde e cuidados, que estejam em alerta em caso de suspeitas específicas e que possam diagnosticar, acompanhar e tratar o que for necessário. 

Para as mulheres que enfrentam o câncer de mama ou o câncer de colo de útero, é essencial que sejam acompanhadas por profissionais e por uma rede de apoio composta por familiares, amigos, parceiros e todas as pessoas que desejam auxiliar na recuperação em um momento delicado como esse. E para as mulheres que se recuperaram, que continuem buscando atingir maior qualidade de vida, junto com hábitos saudáveis e escolhas diárias por uma vida com mais saúde. 

Para todas as mulheres que fazem parte das nossas vidas, que o símbolo do mês de outubro e os cuidados aprendidos ao longo da vida por experiências e compartilhados por profissionais possam fazer parte da caminhada durante todo o ano. 

O Instituto Mood apoia a campanha do Outubro Rosa e incentiva que mulheres de todas as faixas etárias busquem tratamentos preventivos para maior qualidade de vida. 

 

Mais de Instituto Mood

Conheça nossos diferenciais de perto e sinta como o Instituto Mood pode ajudar você a alcançar seus objetivos

Agende uma visita